Chefe da defesa do Japão informa Okinawa sobre transferência dos fuzileiros navais dos EUA para Guam
O chefe de defesa do Japão informou ao governador de Okinawa que alguns fuzileiros navais dos EUA começaram a se mudar da província no sudoeste do Japão para o território americano de Guam.
O ministro da Defesa, Nakatani Gen, se encontrou com o governador de Okinawa, Tamaki Denny, no escritório da província no domingo. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA disse no sábado que um destacamento de cerca de 100 membros de apoio logístico começou a se mudar.
Nakatani disse a Tamaki que o primeiro grupo de fuzileiros navais será realocado até o próximo ano como parte de um acordo firmado pelos governos do Japão e dos Estados Unidos em 2006.
O acordo visa reduzir o fardo de Okinawa de hospedar bases militares dos EUA.
O plano atual é realocar mais de 4.000 fuzileiros navais e suas famílias para Guam.
A transferência faz parte de um plano para realocar cerca de 9.000 membros do Corpo de Fuzileiros Navais de Okinawa para Guam e o estado americano do Havaí.
Nakatani chamou o programa de realocação como muito importante, dizendo que o Japão o realizará em cooperação com os Estados Unidos.
Tamaki disse que um plano claro para concluir a realocação precisa ser explicado e implementado de forma constante. Ele pediu a Nakatani que exorte os EUA a transferir todo o treinamento da Marinha atualmente realizado em Okinawa para Guam e outros lugares.
O Corpo de Fuzileiros Navais disse que o início da transferência “significa a primeira fase da realocação dos fuzileiros navais para locais fora do Japão”.
Acrescentou que Washington e Tóquio “continuarão trabalhando juntos para fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta” de sua aliança, ao mesmo tempo em que mitigam o impacto causado sobre as comunidades locais, incluindo as de Okinawa.
FONTE: NHK PORTUGUES