Santa Casa de Marília realiza encontro de Planejamento Estratégico no Alves Hotel
A Santa Casa de Marília realizou encontro de Planejamento Estratégico, nestes dias 12 e 13 de dezembro, no Alves Hotel. Na oportunidade, foram discutidos os avanços neste processo, cinco anos após sua implantação e as projeções de ações de gestão no hospital até o final de 2026.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, fez questão de elogiar o comprometimento dos colaboradores da unidade hospitalar filantrópica mariliense. “Sem o envolvimento de todos não seria possível promover este encontro tão importante em que refletimos sobre o que está sendo com êxito e o que precisa ser melhorado em nossa instituição”.
“Estamos vivendo um momento especial na nossa Santa Casa. Um momento de olhar para o futuro e construir, juntos, o caminho que queremos seguir. E, para isso, todos somos indispensáveis. O planejamento estratégico não é só uma lista de metas no papel. Ele é a bússola que guia nossas decisões, nossas ações e, principalmente, o impacto que geramos na vida dos nossos pacientes, das nossas equipes e da nossa região. E quem melhor para construir esse caminho do que os nossos próprios profissionais, que estão na linha de frente do hospital todos os dias”, ressaltou o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.
A Matriz de SWOT, sigla em inglês que significa: Strengths (Forças), Weaknesses
(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), está sendo utilizada como ferramenta de gestão do Planejamento Estratégico da Santa Casa de Marília.
Durante os dois dias do encontro de Planejamento Estratégico foram expostas informações do hospital fazendo parte do ciclo PDCA – sigla em inglês que significa: Plan (planejar), Do (executar), Check (checar) e Act (agir) -, que está sendo colocado em prática pela unidade hospitalar desde 2019.
Grupos foram divididos para discutir ações estratégicas específicas, a partir dos temas apresentados, nas áreas: Financeira; Clientes, Mercado e Sociedade; Processos Internos; e Aprendizado e Conhecimento. Posteriormente, novos apontamentos foram trazidos para que haja a evolução do Planejamento Estratégico da instituição.
A colocação em prática do PDCA garante uma execução eficaz dos processos; monitoramento contínuo; correção de rumo; melhoria contínua; redução de riscos e ineficiências; engajamento da equipe; aprimoramento da qualidade e segurança; e foco nos resultados.
“Desta forma, o PDCA é uma ferramenta indispensável para garantir que o Planejamento Estratégico em um hospital não seja apenas um documento, mas uma prática viva, adaptável e centrada na melhoria contínua dos serviços de saúde. Cada participante deste processo tem uma experiência única, uma visão prática e sugestões valiosas para melhorar o nosso trabalho. Muitas vezes, as grandes soluções nascem de ideias simples, mas poderosas, que surgem no cotidiano de quem vive os desafios reais. É por isso que a participação de todos neste processo faz toda a diferença”, enfatizou Márcio Mielo. “Cada profissional da instituição tem sua voz e vez e a ideia de todos serão ouvidas e valorizadas. Juntos, podemos fazer da nossa Santa Casa, não apenas um espaço de atendimento, mas um lugar de inspiração e referência, um lugar onde as pessoas se sentem acolhidas, seguras e bem cuidadas. Vamos fortalecer nossa união, assumir o protagonismo e mostrar que, quando agimos como um só time, não há obstáculo que não possamos superar”, concluiu ele.