Como usar o aquecedor a querosene com segurança e evitar acidentes
Nesta época do ano, muita gente espanta o frio em casa com aquecedores a querosene (ストーブ). No entanto, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes, segundo o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).
Para evitar o pior, o METI publicou cinco pontos que as pessoas devem verificar antes de ligar o aquecedor a querosene. Isso porque a maior parte dos acidentes registrados pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) ocorre por uso incorreto do equipamento.
No período entre 2018 e 2022, o NITE registrou 269 acidentes com aquecedores a querosene, sendo que 233 tiveram as investigações concluídas.
Dentre os 233 casos de acidentes, 115 foram por mau uso ou descuido dos usuários.
Os acidentes que envolveram vítimas de 70 anos de idade ou mais chegaram a 131, sendo que 31 dos 47 acidentes fatais envolveram pessoas nessa faixa de idade.
Cinco pontos chaves
Mas o primeiro ponto que as pessoas devem se preocupar é com a remoção da poeira acumulada. Por ser um equipamento que fica boa parte do ano sem uso, se não for bem guardado, poderá acumular poeira.
Os investigadores notaram que materiais carbonizados em acidentes estavam muito próximos do aquecedor. Daí a importância de retirar poeira e substâncias acumuladas no equipamento, como manter objetos afastados.
A poeira acumulada ou outras substâncias no aquecedor podem prejudicar o funcionamento do aparelho, com o risco de fazer com que a chama sopre para trás por baixo do aquecedor (chamado de “fenômeno de blowback”), levando a poeira a inflamar.
Por isso é bom limpar o aquecedor antes de usá-lo no início da temporada de inverno e mantê-lo limpo ao longo dos meses frios.
Na hora do terremoto
O segundo item que merece a atenção das pessoas é se o dispositivo que extingue automaticamente o fogo na ocorrência de um terremoto está funcionando corretamente.
Caso o pavio do aquecedor não se mover suavemente, o dispositivo antissísmico para extinguir automaticamente o fogo não funcionará corretamente porque o pavio não será abaixado o suficiente.
É importante verificar se o pavio do aquecedor desce completamente do nível superior para o nível inferior. Verifique as instruções de segurança do produto sobre esse aspecto.
Outra preocupação é com o posicionamento correto do cilindro de combustão, sem o quê pode ser motivo de acidente grave. Do contrário, poderá ocorrer uma combustão anormal, gerando alto nível de monóxido de carbono.
Aquecedor longe de pareces
O terceiro aspecto é o uso de querosene obtido recentemente, evitando o que restou no equipamento na última temporada de inverno.
O querosene degradado usado no último inverno pode facilitar a combustão anormal ou a emissão de monóxido de carbono. Para o descarte correto, é recomendado entrar em contato com o revendedor do aquecedor.
O quarto aspecto é para a pessoa também ter cuidado ao verificar se a tampa de entrada do combustível do tanque está bem fechada e se não há vazamentos.
Já houve um acidente em 2022 em um edifício porque o usuário não apertou completamente a tampa de entrada do querosene. A tampa saiu e houve vazamento, o qual atingiu o cilindro de combustão, iniciando um sinistro.
Uma recomendação dos técnicos do NITE é, antes de colocar o tanque de volta no aquecedor, certificar-se de que o aparelho esteja desligado.
O quinto ponto que merece cuidado é manter a distância do aquecedor das paredes ou de outros materiais combustíveis.
O NITE recomenda que o aquecedor fique distante de paredes, móveis, roupas, além de cortinas que podem balançar por algum motivo e atingir o aparelho, ou mesmo roupas de cama.
Foto: iStockphoto
FONTE;ALTERNATIVA ON LINE