Honda e Nissan devem assinar hoje acordo básico para negociações de fusão
As grandes fabricantes de veículos japonesas Honda Motor e Nissan Motor devem concluir nesta segunda-feira um acordo básico para iniciar negociações plenas sobre uma integração administrativa. As duas empresas apressam-se a tomar medidas para aumentar a sua competitividade no desenvolvimento de veículos elétricos e tecnologia de condução autônoma.
Segundo fontes, o objetivo é chegar a um acordo definitivo em junho de 2025.
Reuniões dos conselhos de administração da Honda e da Nissan estão programadas para antes da conclusão do acordo básico.
De acordo com as fontes, ambas consideram a possibilidade de realizar uma fusão sob uma planejada companhia holding. O grupo resultante se tornaria o terceiro maior do mundo em unidades de veículos comercializados.
Dirigentes das duas empresas planejam conceder entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira após a conclusão do acordo. É aguardada a participação do CEO de outra fabricante de veículos japonesa, a Mitsubishi Motors, que estuda uma possível participação na fusão.
A Honda e a Nissan esperam que a fusão lhes permita racionalizar as atividades e compartilhar vultosas despesas no desenvolvimento de veículos elétricos e condução autônoma. O desenvolvimento de software é outra área que deve ser essencial para a obtenção de uma posição vantajosa.
Algumas fabricantes startups, como a americana Tesla e a chinesa BYD, vêm aumentando a sua presença nestas áreas, o que altera drasticamente a dinâmica da indústria automobilística.
FONTE: NHK PORTUGUES