Janela Para o JapãoNotícias

Honda e Nissan iniciam negociação para fusão, mas de olho na Tesla e BYD

As montadoras Honda Motor Co. e Nissan Motor Co. decidiram na segunda-feira (23) iniciar negociações visando uma fusão, estabelecendo uma holding em agosto de 2026, criando assim o terceiro maior grupo de fabricantes de automóveis do mundo. O objetivo das empresas é competir com rivais dos Estados Unidos (Tesla) e da China (BYD), que dominam o mercado de veículos elétricos.

A Honda e a Nissan, a segunda e a terceira maiores montadoras do Japão em volume, respectivamente, deverão concluir as negociações em junho de 2025, enquanto a Mitsubishi Motors Corp., parceira da Nissan, decidirá até o final de janeiro de 2025 se participará da fusão, disseram as montadoras.

Tanto a Honda quanto a Nissan dividirão os altos custos de desenvolvimento e reduzirão os gastos com produção compartilhando componentes.

Veículos elétricos

O foco da fusão é competir com fabricantes que dominam o mercado de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês).

No mercado de automóveis comuns, o ranking em volume de vendas de 2023 é liderado pelo grupo Toyota, com 11,23 milhões de unidades; seguido pelo grupo Volkswagen, com 9,23 milhões; e em terceiro lugar vem o grupo Hyundai, com 7,3 milhões de unidades vendidas.

A Honda aparece em 7º lugar, com 3,98 milhões, e a Nissan está em 8º lugar, com 3,37 milhões de unidades vendidas. A soma do volume de vendas de ambas totalizará 7,35 milhões de unidades, criando então o terceiro maior grupo automobilístico do mundo.

Já com relação à produção de EVs, a americana Tesla teve a maior participação nas vendas globais, com 19,3%, seguida pela chinesa BYD, com 16%, segundo a empresa de pesquisas MarkLines.

Nesse mercado, a Nissan está na 16ª posição (133.000 veículos vendidos), o grupo Toyota vem em 23º lugar (86.700 unidades), e a Honda ocupa a 28ª posição (19.000 unidades).

Em termos comparativos, a Tesla, que está na primeira posição no ranking, vendeu 1.749.200 unidades, e a chinesa BYD, que vem em segundo, vendeu 1.452.100 EVs.

A Honda e a Nissan concordaram em março em lançar um estudo de viabilidade sobre uma parceria estratégica de produção de veículos elétricos, incluindo desenvolvimento de tecnologia de software relacionada, para cortar custos e melhorar a competitividade.

A aliança Honda-Nissan seria a mais recente de uma série de uniões entre as principais montadoras, com as vendas anuais do grupo atingindo cerca de 8 milhões de veículos se as da Mitsubishi Motors forem incluídas.

Foto: Reprodução/NHK

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *