Número de escolas especiais para alunos em evasão escolar fica abaixo da meta do governo japonês
A NHK apurou que o plano do governo japonês de aumentar o número de instituições especiais de ensino para estudantes que não frequentam a escola regularmente não tem se desenrolado conforme o previsto.
O governo planeja criar 300 dessas instituições em todo o país para enfrentar a questão da evasão escolar crônica.
A iniciativa vem à tona em um momento em que o número de estudantes do ensino fundamental que permanecem fora da escola chegou a mais de 340 mil no ano letivo encerrado em março de 2024. O número foi o maior já registrado.
As escolas especiais são permitidas a tomar medidas em prol das crianças, como reduzir o número de aulas ou oferecer currículos especiais de acordo com as circunstâncias individuais dos alunos.
Porém, a quantidade de escolas está longe da meta do governo central, com somente 35 estabelecidas por 23 governos locais.
Uma pesquisa da NHK com conselhos educacionais de 67 governos locais também apurou que, até o final de novembro, apenas 22 escolas estavam programadas para serem abertas.
O número total de escolas que já estão estabelecidas ou planejadas para serem abertas é de 57, apenas 19% da meta do governo, de 300.
O Ministério da Educação está incentivando governos locais a criar mais escolas especiais, fornecendo apoio financeiro.
FONTE:NHK PORTUGUES