GeralMarília

Nelson Mora faz balanço do último ano como Secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico

O Secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, se despede do governo Daniel Alonso após seis anos à frente da pasta. Neste período ele reestruturou as diretorias, organizou os atendimentos, melhorando os resultados positivos para a população. Em 2024 teve seu ápice na gestão, superando todos os resultados anuais anteriores.

Ele conta que o Banco do Povo, que oferece empréstimo de micro crédito para o desenvolvimento de pequenos e médios negócios, com baixas taxas de juros, emprestou aproximadamente um milhão de reais no ano de 2024.

Já a Sala do Empreendedor, que fornece apoio e orientação aos Microempreendedores Individuais nos processos de abertura e regularização das empresas, atendeu presencialmente, em 2024, cerca de 7.500 empresários e formalizou a abertura de aproximadamente 500 Mei’s.

O tradicional Posto de Atendimento ao Trabalhador, em convênio com o Estado, atendeu presencialmente cerca de 15.000 pessoas em 2024, para encaminhamento e reinserção de mão de obra no mercado de trabalho, apoio aos empresários na abertura de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e assessoria na liberação do seguro desemprego.

Em março desse ano, o imóvel que abrigava o PAT sofreu dois furtos consecutivos e, por isso, mudou de endereço e passou atender no prédio do Ganha Tempo Municipal, que concentra os atendimentos à população. Com a mudança, vários fatores contribuíram para a melhoria dos serviços prestados: acessibilidade, estacionamento, ambiente climatizado, proximidade ao terminal rodoviário urbano, agências bancárias e outros órgãos públicos, possibilidade de pré-agendamento e atendimento via whats app.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador abriga, ainda, o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que auxilia as pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho.

Outro importante atendimento à população da pasta é o VRE – Sistema Via Rápida São Paulo/REDE SIM- Facilita SP, destinado a simplificar a entrada de dados, garantir o acesso fácil aos registros e processos de licenciamento, automatizar o registro público nas prefeituras integradas à REDESIM e garantir a liberdade do cidadão de desenvolver atividades econômicas, aliviando a burocracia sobre os empreendedores e empresários e impulsionando o desenvolvimento econômico de Marília.

Em 2024, cerca de 15.000 atendimentos mistos, entre online, telefone e presencial. “Chegamos à média de 3 (três) horas por análise e conclusão do processo eletrônico de abertura de empresas, destacando-se no Estado entre as cidades com menor tempo na conclusão das solicitações feitas através do Sistema Via Rápida Empresa”, conta Nelson Mora.

Com relação ao distritos industriais, durante a sua gestão foram retomados os lotes cujos prazos legais para edificação e funcionamento das empresas não foram respeitados.

Parte desses lotes foi desdobrada para atender uma quantidade maior de solicitação de doação de área, chegando ao total de 30 doações, totalizando 80 mil m², entre 2019 e 2023.

Dessa forma, todas as áreas públicas industriais, disponíveis para doação, foram destinadas aos candidatos habilitados.

Ainda com relação aos distritos industriais, em 2024 iniciou-se a implantação da infraestrutura básica do distrito industrial III Santo Barion, que há 20 anos era uma reinvindicação dos empresários e da população local.

Em sua gestão Mora avançou os ganhos no turismo, com o desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, aprovado pela lei municipal nº 8192, de 02 de março de 2018.

Em 2019 Marília foi classificada como Município de Interesse Turístico, através da lei estadual nº 16.938. O título deu o direito de receber recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), mediante apresentação e aprovação de projetos que beneficiem a atividade turística da cidade.

“Os recursos conquistados por Marília, destinados pelo governo estadual, foram aplicados na reforma do Museu de Paleontologia, no incremento do Bosque Municipal, na criação do circuito de bikes e trilhas e na construção do Parque do Vale dos Dinossauros”, relembra ele.

Todos os projetos são definidos com a participação do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), que é deliberativo e atua em parceria com essa Secretaria.

Nelson Mora foi empresário no ramo de supermercado e de depósito de frutas, junto com seus quatro irmãos.

Ele também foi presidente da ACIM em 1988, vereador de 1989 a 1992, delegado regional do Estado de São Paulo de 2003 a 2007 e diretor do PAT 2008 a 2011.

Mora também foi assessor do vereador Marcos Rezende e do Deputado federal Walter Ihoshi, e assessor da secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento (secretário na época era Cássio Luiz Pinto e ocupou o cargo da Secretária do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico de 2019 a 2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *