Meteorologia prevê neve intensa para o norte e leste do Japão
Um padrão de pressão invernal e uma massa de ar frio trazem neve intensa para partes do norte do Japão. Estão previstas grandes acumulações de neve no norte e leste do país até sábado, principalmente em áreas montanhosas ao longo da costa do Mar do Japão. Também deve nevar nas áreas montanhosas do oeste do país.
Até as 5h de sexta-feira, 412 centímetros de neve haviam se acumulado em Sukayu, na cordilheira de Hakkoda, província de Aomori. Isso representa mais do que o dobro da quantidade média de neve.
Nas 24 horas até a manhã de sábado, são esperados até 50 centímetros de neve na região de Tohoku; até 40 centímetros nas províncias de Hokkaido e Niigata; até 35 centímetros na região de Kanto-Koshin; e até 30 centímetros nas regiões de Hokuriku e Tokai.
Ventos podem se intensificar ao longo da costa do Mar do Japão, do norte ao oeste do país, até domingo, com possíveis nevascas em algumas áreas.
A Agência de Meteorologia do Japão pede à população que se prepare para interrupções no trânsito. As autoridades meteorológicas também pedem cautela contra a neve que se acumula nos cabos elétricos e nas árvores, bem como avalanches.
As condições atmosféricas provavelmente serão muito instáveis na sexta-feira, principalmente na região de Hokuriku. A população é aconselhada a tomar cuidado com relâmpagos, tornados e outras rajadas repentinas de vento e granizo.
FONTE: NHK PORTUGUES