GeralMundo

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Um grupo de agências e fundos das Nações Unidas no sudeste da Ásia está apoiando mulheres e meninas com oportunidades de formação e treinamento em comunidades dominadas por homens.

A ação utiliza ferramentas de inteligência artificial para ajudar mulheres em situação vulnerável com ações inovadoras.

Vantagens na vida privada e profissional

Os recursos digitais são sendo utilizados também para promover mais igualdade de gênero numa região onde a cobertura de internet é grande.

O sudeste da Ásia também é conhecido pelos altos índices de alfabetização digital, o que facilita o crescimento da inteligência artificial.

Para os próximos anos, foram planejadas ações que podem ajudar muitas mulheres com vantagens em suas vidas privada e profissional nas Filipinas, na Tailândia e na Indonésia.

Líderes de aldeia na Indonésia testam Strive, uma ferramenta de IA apoiada pelo Pnud

Pnud Indonésia

Líderes de aldeia na Indonésia testam Strive, uma ferramenta de IA apoiada pelo Pnud

Filipinas: Treinando empreendedoras em áreas remotas

As Filipinas são um país composto por milhares de ilhas e muitas têm um acesso caro e difícil a partir de centros urbanos. Moradores de ilhas mais remotas não têm como se beneficiar inteiramente das oportunidades oferecidas pela ONU e seus parceiros para treinamento e formação.

Desde dezembro de 2023, a Organização Internacional do Trabalho, OIT, tem apoiado empresários e especialmente mulheres empreendedoras com a ajuda de robôs de conversação (chatbots) de inteligência artificial.

Um dos exemplos vem da Ilha Siargao, onde o chatbot oferece aconselhamento técnico a mulheres que vendem produtos derivados do coco. Com essa tecnologia, elas também criam postagens de marketing em redes sociais como Facebook, reduzindo drasticamente o tempo diário de postagem para 20 minutos no máximo.

Antes, muitos empreendedores deixaram de utilizar as redes porque tomava muito tempo. Mas agora, o conteúdo digital é gerado mais rapidamente e com mais qualidade de vídeo ou fotos o que leva a um maior engajamento do público e mais vendas.

A OIT conta que o projeto ainda está numa fase piloto, mas a agência e seus parceiros pretendem alcançar pelo menos 15 mil negócios de pequeno e médio portes em todo o país nos próximos três anos. 

Tailândia: Proteção para mulheres e meninas vulneráveis

Por quase um ano, a plataforma de inteligência artificial SoSafe tem proporcionado a mulheres tailandesas informações e conselhos sobre temas sociais incluindo gravidez indesejada, assédio sexual e violência doméstica entre outros temas. As plataformas são usadas, principalmente, por mulheres e meninas com informações verificadas para jovens e idosos sobre benefícios sociais e direitos.

O serviço é acessado por 600 mil usuários em 14 províncias do país que estão funcionando como piloto. Mais de 1 mil casos de violência doméstica foram reportados às autoridades, graças à plataforma que é gerenciada pelo Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, em parceria com a Agência Nacional de Ciências e Desenvolvimento de Tecnologia da Tailândia e outros parceiros.

A informação da SoSafe vem da base de dados do governo e fontes confiáveis que ajudam a assegurar que os usuários terão informação correta.

Indonésia: Uma voz mais forte na comunidade

Nos 75 mil vilarejos da Indonésia, as decisões são tomadas por homens de meia idade que são mais propensos a participar de reuniões e debates abertos.

Ali, as discussões são dominadas por homens e a votação sobre os temas pode levar a uma estigmatização daqueles que possam discordar do chefe local. Por isso, a Plataforma de Inovação Social, SIP na sigla em inglês, decidiu apoiar uma mudança com o projeto gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério de Vilarejos do país e utiliza a inteligência artificial para ouvir as aspirações e opiniões dos moradores. Essas propostas então se transformam em recomendações para o planejamento local.

A aplicação da SIP também permite aos moradores e enviar suas ideias seja por vídeo, texto ou áudio, que podem inclusive ser anônimos para que todos sejam escutados.

Reformando as Nações Unidas

Para o diretor do Escritório de Coordenação do Pnud na região Ásia-Pacífico, David McLachlan-Karr, esses projetos são um exemplo da inovação tecnológica dentro da ONU e que integra a agenda de reforma proposta pelo secretário-geral António Guterres de tornar as Nações Unidas mais aptas para as demandas do século 21.

FONTE : ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *