Crescem ataques cibernéticos direcionados a bancos e empresas no Japão
O Resona Bank informou que aparentemente foi atingido por outro ataque cibernético na terça-feira (7), pois seu serviço de internet banking para clientes de varejo estava temporariamente inacessível.
O banco japonês passou por uma situação semelhante intermitentemente na virada do ano, publicou a NHK.
Conforme comunicado do banco, a falha de terça-feira começou por volta das 17h30, e o problema foi amplamente resolvido perto das 19h30.
Segundo o banco, nenhuma violação de informações do cliente ou infecção por vírus foi confirmada.
O problema, segundo representantes do Resona, pode ter sido um ataque cibernético conhecido como DDoS, que inunda o sistema visado com uma grande quantidade de dados.
Na segunda-feira (6), a Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd. informou que ocorreu um problema no aplicativo de smartphone “Vpass”, o que dificultou o acesso dos clientes.
A empresa assegurou que o serviço foi restabelecido e que está investigando a causa, inclusive a possibilidade de ter sido um ataque cibernético, publicou o Sankei.
Vazamento de dados
A Casio Computer Co. informou na terça-feira (7) que seus servidores foram acessados ilegalmente no ano passado e que as informações de mais de 8.400 pessoas, incluindo funcionários e parceiros de negócios, foram vazadas.
A empresa afirmou que está trabalhando para evitar que isso aconteça novamente, inclusive reforçando as medidas de segurança.
O acesso não autorizado ocorreu em outubro, resultando em danos como a inutilização temporária do sistema interno.
A empresa recorreu a especialistas externos, que descobriram o vazamento dos dados de 8.478 pessoas.
Estas pessoas receberam e-mails de spam, mas não foi confirmado nenhum outro dano.
A invasão do sistema da Casio Computer foi desencadeada pela checagem de um e-mail de “phishing” por um funcionário, o que deu acesso ao sistema da empresa.
A empresa reforçou as medidas de segurança sob orientação dos especialistas.
Outras falhas
A Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities anunciou na segunda-feira (6) que ocorreu uma falha durante a atualização do sistema e estava realizando trabalhos de recuperação.
O problema afetou os clientes, que não conseguiram acessar o sistema de negociações on-line para ações e outras transações.
Segundo a empresa, desde o período da manhã, o sistema de negociação de ações e fundos de investimento vinha enfrentando problemas, com alguns clientes não conseguindo abrir ou fazer login em suas contas.
Ainda na manhã de segunda-feira o sistema foi restaurado, mas depois sofreu nova falha às 19h e não havia perspectiva de restauração.
Em comunicado, a empresa pediu desculpas aos clientes pela inconveniência.
Mais problemas
Outra empresa que sofreu problema semelhante foi a Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd., que informou na segunda-feira que ocorreu um problema no aplicativo de smartphone “Vpass”, o que dificultou o acesso dos usuários.
A empresa assegurou que o serviço já foi restabelecido e que está investigando a causa, inclusive a possibilidade de ter sido um ataque cibernético, publicou o Sankei.
Os clientes tiveram dificuldades de usar o aplicativo pouco depois das 7h até por volta das 9h15.
Durante os feriados de fim de ano e ano novo, a Japan Airlines, o Bank of Mitsubishi UFJ, a NTT Docomo e outras empresas sofreram uma série de falhas semelhantes.
Foto: iStockphoto
O Resona Bank sofreu aparentemente dois ataques cibernéticos em questão de dias
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE