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Crescem ataques cibernéticos direcionados a bancos e empresas no Japão

O Resona Bank informou que aparentemente foi atingido por outro ataque cibernético na terça-feira (7), pois seu serviço de internet banking para clientes de varejo estava temporariamente inacessível.

O banco japonês passou por uma situação semelhante intermitentemente na virada do ano, publicou a NHK.

Conforme comunicado do banco, a falha de terça-feira começou por volta das 17h30, e o problema foi amplamente resolvido perto das 19h30.

Segundo o banco, nenhuma violação de informações do cliente ou infecção por vírus foi confirmada.

O problema, segundo representantes do Resona, pode ter sido um ataque cibernético conhecido como DDoS, que inunda o sistema visado com uma grande quantidade de dados.

Na segunda-feira (6), a Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd. informou que ocorreu um problema no aplicativo de smartphone “Vpass”, o que dificultou o acesso dos clientes.

A empresa assegurou que o serviço foi restabelecido e que está investigando a causa, inclusive a possibilidade de ter sido um ataque cibernético, publicou o Sankei.

Vazamento de dados

A Casio Computer Co. informou na terça-feira (7) que seus servidores foram acessados ilegalmente no ano passado e que as informações de mais de 8.400 pessoas, incluindo funcionários e parceiros de negócios, foram vazadas.

A empresa afirmou que está trabalhando para evitar que isso aconteça novamente, inclusive reforçando as medidas de segurança.

O acesso não autorizado ocorreu em outubro, resultando em danos como a inutilização temporária do sistema interno.

A empresa recorreu a especialistas externos, que descobriram o vazamento dos dados de 8.478 pessoas.

Estas pessoas receberam e-mails de spam, mas não foi confirmado nenhum outro dano.

A invasão do sistema da Casio Computer foi desencadeada pela checagem de um e-mail de “phishing” por um funcionário, o que deu acesso ao sistema da empresa.

A empresa reforçou as medidas de segurança sob orientação dos especialistas.

Outras falhas

A Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities anunciou na segunda-feira (6) que ocorreu uma falha durante a atualização do sistema e estava realizando trabalhos de recuperação.

O problema afetou os clientes, que não conseguiram acessar o sistema de negociações on-line para ações e outras transações.

Segundo a empresa, desde o período da manhã, o sistema de negociação de ações e fundos de investimento vinha enfrentando problemas, com alguns clientes não conseguindo abrir ou fazer login em suas contas.

Ainda na manhã de segunda-feira o sistema foi restaurado, mas depois sofreu nova falha às 19h e não havia perspectiva de restauração.

Em comunicado, a empresa pediu desculpas aos clientes pela inconveniência.

Mais problemas

Outra empresa que sofreu problema semelhante foi a Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd., que informou na segunda-feira que ocorreu um problema no aplicativo de smartphone “Vpass”, o que dificultou o acesso dos usuários.

A empresa assegurou que o serviço já foi restabelecido e que está investigando a causa, inclusive a possibilidade de ter sido um ataque cibernético, publicou o Sankei.

Os clientes tiveram dificuldades de usar o aplicativo pouco depois das 7h até por volta das 9h15.

Durante os feriados de fim de ano e ano novo, a Japan Airlines, o Bank of Mitsubishi UFJ, a NTT Docomo e outras empresas sofreram uma série de falhas semelhantes.

Foto: iStockphoto
O Resona Bank sofreu aparentemente dois ataques cibernéticos em questão de dias

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

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