Centro alerta para ligações suspeitas solicitando informações pessoais
O Centro Nacional de Assuntos do Consumidor está alertando as pessoas para terem cuidado com chamadas telefônicas nas quais são solicitadas informações pessoais por pessoas que dizem ser do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações ou da operadora de telefonia NTT.
O órgão alerta para as pessoas não divulgarem informações pessoais em nenhuma circunstância, citando um aumento acentuado no número de consultas sobre ligações telefônicas suspeitas, de pessoas que dizem ser do Ministério ou da NTT.
Segundo o Centro, o esquema funciona assim: a pessoa recebe uma ligação e ouve uma mensagem gravada, dizendo que o telefone dela ficará indisponível em duas horas. Caso queira falar com a operadora, deve digitar o número 1, noticiou a Kyodo.
Caso a vítima não desconfie e proceda assim, a pessoa da outra linha solicitará informações pessoais, como nome, endereço, data de nascimento etc.
De acordo com o Centro, uma mulher na faixa dos 70 anos recebeu uma ligação anônima em sua casa, com uma mensagem automática alegando ser do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, dizendo: “Dentro de duas horas você não poderá mais se comunicar”, referindo-se ao uso do telefone.
Felizmente a mulher achou muito estranho que a sua linha telefônica pudesse ser interrompida de forma tão repentina e decidiu consultar o Centro de Defesa do Consumidor.
Caso alguém tenha recebido este tipo de ligação ou tenha alguma suspeita, pode entrar em contato com o Centro pela linha direta do consumidor, no código 188, ou então pela linha de aconselhamento policial pelo número #9110.
O folheto explicativo pode ser acessado aqui (em japonês).
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE