Forte terremoto atinge Kyushu, sudoeste do Japão, na segunda-feira à noite
Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a província de Miyazaki, na região sudoeste do Japão, na segunda-feira à noite. O tsunami chegou a partes das províncias de Miyazaki e Kochi, contudo o alerta de tsunami emitido para as duas províncias foi suspenso mais tarde, nessa mesma noite.
O terremoto de magnitude 6,6 ocorreu no Mar Hyuganada, ao largo da costa da província de Miyazaki, às 21h19. Nas áreas mais atingidas, foi registrada a intensidade 5 fraco na escala japonesa, que vai de 0 a 7, e estima-se que o foco do sismo tenha sido a 36 quilômetros de profundidade.
Em Miyazaki, foi visto um tsunami de 20 cm, enquanto que, em Kochi, ocorreu um tsunami de 10 cm. A Agência de Meteorologia do Japão retirou o alerta de tsunami às 23h50 da segunda-feira, contudo as autoridades japonesas ainda estão recomendando às pessoas que trabalham no mar a terem cuidado.
A operadora da usina nuclear de Sendai, na província de Kagoshima, diz que, até o momento, não houve relatos de anormalidades na instalação. Acrescenta que os níveis de radiação ao redor da usina permanecem inalterados.
Yamashita Yusuke, especialista em terremotos da Universidade de Kyoto, diz que o tremor de segunda-feira pode ter ocorrido onde as placas tectônicas se encontram. Yamashita, professor assistente do Instituto de Pesquisa de Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto, é conhecedor dos mecanismos da Fossa de Nankai, e está analisando a atividade sísmica na província de Miyazaki.
Ele disse que o tremor de segunda-feira ocorreu na borda da área onde houve um terremoto de magnitude 7,1 no Mar Hyuganada, ao largo de Miyazaki, em agosto do ano passado, e ressaltou que a área rachada remanescente pode ter se movido.
Yamashita disse que este último terremoto terá pouco impacto em um possível megaterremoto na Fossa de Nankai. Observou que a energia sísmica liberada pelo tremor de segunda-feira é cerca de metade daquela observada em agosto. Contudo ele pede que os habitantes tenham cautela contra a possibilidade de haver tremores em escala semelhante por um tempo, uma vez que a magnitude desse terremoto foi próxima a 7.
FONTE:NHK PORTUGUES