Prefeito Vinicius lança programa de segurança no trânsito e afirma que diálogo com a comunidade é fundamental
O prefeito de Marília Vinicius Camarinha (PSDB) promoveu nesta terça-feira (14) um encontro inédito entre poder público e sociedade civil visando melhorar a segurança do trânsito no município. O lançamento do programa “Trânsito Seguro” ocorre 10 dias após o chefe do Executivo ter suspendido os polêmicos radares fixos na cidade. “Queremos reduzir os acidentes de trânsito com educação, conscientização e prevenção, sem punição. A indústria da multa com os radares foi um absurdo e revoltou a população, com razão, sem apresentar qualquer resultado ou melhoria na segurança. Não quero a volta dos radares. Queremos agora uma frente educativa”, comentou Vinicius.
O vice-prefeito, Rogério Alexandre – Rogerinho (PP), lembrou que o trânsito é uma questão de todos. “Com a população participando de debates sobre o tema, haverá benefícios para todos, com maior segurança para os marilienses”, disse.
O presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Paulo Alves, confirmou a realização de vários estudos técnicos para melhorias no trânsito. “Teremos parceria com a rede municipal de Educação. Queremos que os alunos sejam agentes multiplicadores na sociedade”, destacou.
A secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro, disse defender parceria com a rede estadual e particular de ensino na proposta do “Trânsito Seguro”. “Os alunos serão muito importantes no presente e futuro na formação preventiva”, afirmou.
O evento contou com a participação de segmentos ligados diretamente ao trânsito como representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, taxistas, condutores de transporte escolar e autoescolas.
O superintendente regional do Detran Alex Gomes elogiou o prefeito Vinicius pela iniciativa dizendo que a educação na área é a valorização da vida. “Estaremos juntos com os mariliense nesta questão”.
Representando o comando do 9º BPM-I, a major Meire Andréa enalteceu a união de segmentos e falou do trabalho da PM no trânsito. “Uma viatura da polícia leva em média duas horas para atender uma ocorrência de trânsito. Isso afeta o policiamento preventivo e o combate aos crimes. O acidentado ocupa leitos hospitalares e precisa de outros procedimentos, gerando custos que poderiam ser evitados, com prevenção e conscientização”, destacou.
O presidente da Câmara, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), afirmou que o Legislativo apoia totalmente a proposta da prevenção à violência no trânsito. “Proponho a criação de uma comissão intersetorial para discussões permanentes sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana. A sociedade precisa estar sempre junta nessa questão”, afirmou.
Estiveram também no evento os vereadores Wilson Damasceno (PL), Rossana Camacho (PSD), Burcão (DC), Chico do Açougue (Avante), Batata (PP), Thiaguinho (PP), Elio Ajeka (PP), Professora Daniela (PL), Mauro Cruz (Solidariedade) e João do Bar (PSD).
Ainda acompanharam o lançamento do programa o prefeito de Ocauçu, Dito Costa, bem como lideranças de diversos setores da comunidade em Marília. No final, o prefeito Vinicius abriu espaço para sugestões e perguntas sobre o tema trânsito. “A Prefeitura voltou a ter diálogo com a sociedade mariliense”, completou.