Janela Para o JapãoNotícias

Toyota planeja mudar parte da produção de Tokai para Tohoku e Kyushu

A Toyota Motor Corp. planeja reorganizar seu sistema de produção nacional em 2030, transferindo parte da produção de fábricas de Tokai para as regiões de Tohoku e Kyushu, publicou o Yomiuri.

O plano da montadora é manter sua atual produção nacional anual de 3 milhões de veículos, apesar do declínio esperado da população do Japão.

A empresa pretende fazer isso enquanto transfere parte de sua produção na região de Tokai, incluindo a província de Aichi — onde fabrica cerca de 2,2 milhões de veículos anualmente — para as regiões de Tohoku e Kyushu — atualmente cerca de 400.000 veículos anualmente em cada uma.

Essas mudanças começarão por volta de 2030 e continuarão até 2035.

Nos planos da Toyota, a produção em Tokai cairá para cerca de 1,8 milhão de veículos, enquanto a de Tohoku e Kyushu aumentará para 600.000 cada, ou cerca de 1,5 vez o nível atual.

O sistema de produção da Toyota envolve muito parceiros de negócios, incluindo fabricantes de peças e de materiais.

A expectativa inicial é de que a mudança de parte da produção para Tohoku e Kyushu leve a novos empregos e investimentos de capital, inclusive entre parceiros de negócios, além de revitalizar as economias da região.

A Toyota Motor Corp. tem hoje 14 fábricas no país, a maioria concentrada na região de Mikawa, em Aichi, incluindo as cidades de Toyota e Tahara.

A subsidiária de Tohoku fabrica cerca de 400.000 veículos por ano em unidades nas províncias de Miyagi e Iwate. Outra subsidiária, de Kyushu, produz aproximadamente a mesma quantidade em sua fábrica de Fukuoka.

A Toyota East Japan, de Tohoku, emprega cerca de 7.000 pessoas, enquanto a Toyota Kyushu dá emprego para cerca de 10.000.

Hoje muitas das peças fabricadas em Tokai são enviadas para Tohoku e Kyushu. O plano da Toyota é reorganizar e fortalecer o desenvolvimento e a produção de peças em cada região, para que todo o processo de produção possa ser conduzido dentro delas.

A empresa considera ainda ter modelos que atualmente são fabricados apenas em Tokai também em Tohoku e Kyushu.

Na fábrica de Tohoku, a Toyota produz modelos como o utilitário esportivo compacto (SUV) Yaris Cross e a minivan Sienta. Já na fábrica de Iwate são produzidos o Yaris e Aqua.

A fábrica de Miyata, da Toyota Motor Kyushu, é a base da marca de luxo Lexus e de seus SUVs RX e sedãs ES.

Apesar da prevista redução do volume de produção em Tokai, a Toyota deverá fortalecer o papel de suas fábricas na região como um centro de tecnologias de ponta, como de Veículos Elétricos (EVs) e de baterias de última geração.

O pessoal liberado pela transferência será realocado para desenvolver e introduzir novas tecnologias a fim de dar suporte ao plano da empresa de vender 3,5 milhões de EVs em todo o mundo em 2030.

A Toyota também renovará suas fábricas antigas, como a de Motomachi, em Toyota.

A empresa tomará uma decisão final sobre a reorganização com base nas tendências de mercado e no status dos EVs.

Foto: Divulgação/Toyota Motor Corp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *