EcologiaVariedades

Chico Bento ensina a cultivar horta em casa (ou em qualquer lugar)

Chico Bento começou o ano brilhando! O live action “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” estreou em 9 de janeiro e levou cerca de 174 mil pessoas às salas de cinema de todo Brasil. Agora, o caipira mais amado do país é também a estrela do “Guia para ter uma Horta em Casa (ou em Qualquer Lugar)”, novo material educativo fruto da parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e o WWW-Brasil que já está disponível gratuitamente em wwf.org.br/cartilhahorta. 

Dessa vez, o embaixador do WWF-Brasil incentiva crianças e jovens a colocarem a mão na terra, mostrando que qualquer pequeno espaço pode ser facilmente usado para cultivar alimentos nutritivos e saborosos. Com 36 páginas ilustradas com Chico Bento e sua turma, a publicação traz 10 motivos para iniciar sua horta e mostra as etapas a serem seguidas desde o planejamento até a colheita, quando é possível experimentar as delícias produzidas. Chico Bento, que se consolidou como uma figura presente da cultura brasileira, é conhecido por representar a simplicidade, o respeito à natureza e os valores do interior do Brasil, encantando o público com seu jeito genuíno e cativante. 

A cartilha também dá dicas para avaliar o tipo de solo e de como escolher espécies de acordo com o clima; faz alertas sobre as necessidades de voluntários e manutenção; traz receitas de defensivos naturais preparados a partir de substâncias não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente; e está repleta de passatempos que vão deixar a preparação da horta ainda mais divertida. 

Bom para as pessoas e para o planeta 

Cultivar uma horta caseira oferece muitas vantagens: garante acesso a ingredientes frescos e saudáveis, permite economizar no mercado ou na feira, além de promover a união entre as pessoas envolvidas nesta atividade. 

“Ter sua própria horta orgânica também é bom para o meio ambiente, pois dispensa o uso de insumos químicos e diminui os gastos com transporte e combustível, que impactam o planeta. Se a colheita e a distribuição forem bem-organizadas, há menos desperdício de recursos e alimentos. Além de contribuir para a conexão das pessoas com a natureza, o que é fundamental para termos uma sociedade pronta para avaliar os cenários e seus hábitos -principalmente alimentares- de forma consciente sob a perspectiva socioambiental”, diz Luiza Soares, analista de conservação do WWF-Brasil. 

O “Guia Para ter uma Horta em Casa (ou em Qualquer Lugar)” é também um importante material de apoio para quem participa da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, que está em sua 3ª edição, também tem Chico Bento como embaixador desde 2022 e abre inscrições para os estudantes de todo o Brasil em fevereiro. 

Essa é a quinta cartilha desenvolvida pelo WWF-Brasil em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Trabalhando em conjunto pela conscientização e educação em defesa da natureza desde 2014, às instituições já produziram centenas de páginas em revistinhas e posts em redes sociais, além de dezenas de materiais educativos (cartilhas, infográficos, livros, gibis e animações especiais) que, de forma lúdica e didática, mostram a importância da conservação e restauração da natureza. 

“Chico Bento é um personagem inspirador e que conecta a natureza de maneira prática e divertida no universo de jovens e crianças. Com a cartilha do WWF-Brasil, queremos mostrar que cuidar do meio ambiente pode começar em casa, com pequenos gestos que fazem uma grande diferença, reforçando valores essenciais como sustentabilidade e respeito ao planeta,” destaca Marcos Saraiva, diretor-executivo da Mauricio de Sousa Produções. 

A publicação está disponível para download gratuito na página especial wwf.org.br/chicobentoembaixador 

FONTE:WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *