Janela Para o JapãoNotícias

Preço da tangerina dispara devido ao calor e a falta de chuva em 2024

preço da tangerina (mikan), uma fruta básica de inverno, aumentou drasticamente. A produção caiu nas principais áreas de produção, e o preço de atacado desta temporada é o mais alto dos últimos cinco anos.

Um pacote de mikan da província de Shizuoka custa 780 ienes e na província de Wakayama custa 480 ienes. Em meados deste mês, as tangerinas nas prateleiras do supermercado Akidai, no bairro de Nerima, em Tóquio, estavam 20% mais caras do que nos anos anteriores

A Federação Japonesa de Associações de Cooperativas de Horticultura (Nichienren) comenta que o preço médio atacado de 1Kg de tangerinas em quatro grandes mercados no início de janeiro era de 457 ienes, sendo “o nível mais alto de todos os tempos”.

Os agricultores explicam que o motivo para o aumento é o calor e a falta de chuva em 2024.

“Este ano, talvez devido ao aquecimento global, a temperatura mínima não caiu muito em novembro, e os dias continuaram bastante quentes. A coloração das laranjas é aprimorada quando a temperatura mínima cai, mas a falta de frio suficiente atrasou a coloração das laranjas”, comenta um agricultor da Miyata Nouen, fazenda de tangerinas em Aichi.

A falta de chuvas em julho e os tufões em agosto fizeram com que as frutas crescessem rapidamente, mas a casca não não amadureceu com rapidez suficiente e mais de 10% das frutas não estavam em condições de venda na Miyata Nouen.

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *