Aichi: bateria é encontrada na sopa servida em creche
Uma creche municipal em Okazaki, na província de Aichi, relatou no dia 20 de janeiro a contaminação de uma sopa de missô com uma bateria do tipo botão. Segundo a prefeitura da cidade, 162 pessoas, incluindo crianças e funcionários, consumiram a sopa, mas não houve registros de problemas de saúde.
O incidente ocorreu por volta das 11h15, quando um funcionário da creche Daijuji descobriu uma bateria de lítio, com 2 cm de diâmetro e 1,6 mm de espessura, no fundo da panela da sopa de missô durante o descarte do alimento.
A bateria pertence a um termômetro de cozinha usado para medir a temperatura da sopa, e acredita-se que ela tenha caído no recipiente durante a troca do componente.
Após a descoberta, o fabricante da bateria foi contatado, e foi confirmado que a possibilidade de vazamento de líquido ou contaminação era baixa. Ainda assim, a sopa remanescente foi descartada imediatamente.
Embora nenhuma reação adversa tenha sido relatada entre as crianças e os funcionários, a prefeitura de Okazaki se comprometeu a reforçar as orientações aos funcionários para prevenir a entrada de objetos estranhos na alimentação das crianças.
“Estamos trabalhando para garantir que incidentes como este não se repitam, fortalecendo os protocolos de segurança alimentar“, declarou um porta-voz do município.
FONTE: PORTAL MIE