Pesquisa: 80% dos clientes de restaurantes querem levar sobras de comida para casa
Uma pesquisa revelou que mais de 80% das pessoas que frequentam restaurantes desejam levar as sobras para casa, segundo a empresa Kuradashi.
A pesquisa feita via on-line pela Kuradashi recebeu respostas de 2.010 pessoas na faixa dos 20 anos em diante.
Curiosamente, 52% dos que responderam à pesquisa disseram que querem usar recipientes próprios para levar sobras de alimentos para casa, se esses recipientes forem fornecidos gratuitamente; outros 28,8% acham que é importante levar as sobras de comida em recipientes para viagem, sejam gratuitos ou não.
Outro ponto interessante é que 14,5% responderam que nunca deixaram comida sobrando nos pratos em restaurantes.
Tradicionalmente, muitos restaurantes no Japão evitam incentivar os clientes a levar as sobras para casa, porque não havia uma regra clara para tal prática.
No final de 2024, a Agência de Assuntos do Consumidor e o Ministério da Saúde estabeleceram diretrizes para levar sobras para casa para reduzir a perda de alimentos.
Porém, as diretrizes do governo dizem que os consumidores levam as sobras para casa por sua conta e risco e transferem eles próprios os alimentos dos pratos para os recipientes. Eles também são aconselhados a não deixar a comida em locais de alta temperatura.
O Ministério da Saúde informou que a perda de alimentos ocorre em locais como fábricas de alimentos e restaurantes, bem como em residências. Cerca de 25% da perda de alimentos em empresas é de restaurantes, com metade disso podendo ser sobras.
“Queremos garantir que as diretrizes sobre levar sobras de comida para casa sejam amplamente disseminadas”, disse um funcionário da Agência.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE