Mensagem de eliminação das armas nucleares é composta com velas em Hiroshima
Uma associação compôs uma mensagem com velas em que pedia a eliminação das armas nucleares em Hiroshima na quarta-feira, exatamente quatro anos após a entrada em vigor do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, em 22 de janeiro de 2021.
Cerca de 50 pessoas, incluindo integrantes da entidade, se reuniram em frente ao Domo da Bomba Atômica, no Parque da Paz da cidade, no oeste do Japão. Elas acenderam 1.500 velas, que formaram a frase “As armas nucleares e a humanidade não podem coexistir!”.
Em seguida, uma nota foi lida em voz alta. A mensagem dizia que a ameaça do uso de armas nucleares vem se repetindo em todo o mundo, o que coloca a humanidade sob risco de guerra nuclear.
A nota fez referência à reunião dos Estados signatários do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares marcada para março nos Estados Unidos. Pede aos signatários que se esforcem na prestação de assistência não só a vítimas da bomba atômica, mas também a outras vítimas decorrentes de atividades relacionadas no mundo todo, como mineração de urânio e testes nucleares.
O evento foi organizado pela Aliança de Hiroshima para Eliminação das Armas Nucleares. A copresidente da entidade, Moritaki Haruko, ressaltou que, embora o tratado internacional que proíbe as armas nucleares tenha entrado em vigor, alguns países o ignoram. Além disso, afirmou que todas as pessoas, em particular a população de Hiroshima, devem expressar indignação, juntando as mãos firmemente, para não permitir que esta situação prevaleça.
FONTE: NHK PORTUGUES