Cidade de Osaka proíbe fumar nas ruas em preparação para a Expo 2025
As pessoas que forem flagradas fumando nas ruas da cidade de Osaka, na província de mesmo nome, poderão ser multadas em 1.000 ienes. Isso porque a prefeitura impôs na segunda-feira (27) a proibição do fumo em vias públicas para tornar a cidade mais amigável aos visitantes da Osaka Kansai Expo 2025, que será realizada em abril.
Representantes de cerca de 160 países e regiões participarão do evento, segundo os organizadores, noticiou a Jiji Press.
O prefeito Hideyuki Yokoyama esclareceu no início deste mês: “Queremos receber muitas pessoas de todo o mundo, então queremos fazer de Osaka uma cidade onde elas se sintam seguras, com as ruas livres de fumo.”
Até o domingo (26) era proibido fumar em seis zonas na cidade, incluindo a área ao redor da estação de Osaka. Com a decisão da prefeitura, a proibição passou a valer para toda a cidade, sob o risco de os infratores levarem multa de 1.000 ienes.
Os regulamentos locais já proíbem fumar ao caminhar na maioria dos lugares no Japão, mas a oposição de alguns legisladores impediu leis nacionais mais rígidas.
A previsão é de que a partir de abril, a região de Osaka proibirá as pessoas de fumar em restaurantes com áreas de estar maiores que 30 metros quadrados, embora seja permitido acender um cigarro em um espaço separado, como uma sala de fumantes.
A legislação atual proíbe fumar em estabelecimentos com áreas de jantar com mais de 100 metros quadrados.
Até o início de janeiro foram vendidos cerca de 7,5 milhões de ingressos para a Expo 2025, que é a metade da meta dos organizadores.
Foto: Reprodução/FNN
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE