Honda e Nissan adiam anúncio de plano de fusão
A Honda Motor e a Nissan Motor informaram que revelarão os detalhes de seu plano de fusão em meados de fevereiro, tendo anunciado originalmente que fariam isso no fim de janeiro.
A Honda, a segunda maior montadora em volume do Japão, e a Nissan, a terceira, disseram que ainda estão discutindo os pontos mais delicados da integração.
As 2 montadoras disseram em uma coletiva de imprensa no mês passado que haviam concordado em iniciar negociações sob uma empresa holding em 2026 e que cada companhia operaria sob sua própria marca dentro da entidade corporativa cuja principal função é possuir e gerenciar participações em outras empresas.
O chefe executivo da Honda, Toshihiro Mibe, disse que a montadora queria que a Nissan, que passa por dificuldades, realizasse progresso estável em reestruturação como pré-condição para a fusão
Em novembro, a Nissan disse que cortaria 9 mil empregos no mundo e reduziria sua capacidade de produção global em 20% após ter reportado mais de 90% de queda em lucro líquido no período entre abril e setembro.
Como parte de medidas de reformulação, a Nissan planejava oferecer programas de aposentadoria antecipada a funcionários em suas 3 plantas nos EUA enquanto reduzia sua força de trabalho na Tailândia, disseram as fontes.
Contudo, a Honda continuou cética, pedindo mais medidas drásticas para garantir sua reviravolta de sucesso, disseram.
A Mitsubishi Motors Corp., parceira da Nissan, vinha considerando se juntar à fusão, mas agora está se voltando para a não participação na empresa holding, de acordo com outras fontes.
FONTE:PORTAL MIE