EntretenimentoVariedades

Projeto Guri abre inscrições na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro

São 846 vagas em Marília e 6 mil vagas para cursos gratuitos de música em toda região

A partir de 3 de fevereiro, estão abertas as matrículas do Projeto Guri para os cursos deste ano. Em Marília serão oferecidas 846 vagas e região, com são 28 polos de ensino, somam um total de mais de 6.300 vagas.

Com o patrocínio das empresas CTG Brasil, Tauste Supermercados, Sicoob e Grupo Maringá, e o apoio das Prefeituras Municipais. Em Marília o Guri conta com importante parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, por meio desta parceria foi possível garantir um amplo polo que acomoda com conforto os Guris e Gurias do Polo Regional Marília.

Para a secretária da Cultura, Taís Monteiro, O Guri é um Projeto de referência em formação musical que faz toda a diferença na formação de crianças e jovens. “É com muita satisfação que a Secretaria da Cultura reafirma a parceria e atende as demandas do Guri em Marília, por entender a importância da formação musical na vida das pessoas. Acreditamos na música, assim como em todo tipo de expressão cultural, como ferramenta de transformação social e pessoal”.

Nos 28 polos de ensino há cursos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, para crianças a partir de seis anos. Inscrições podem ser feitas diretamente no Polo do Guri de preferência, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa.

Quem está interessado em aprender música, o momento é agora. E o que é melhor, não paga nada para se matricular e nem para estudar. É tudo gratuito. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março de 2025.

Em 2025 o Guri celebra 30 anos. Até aqui, mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Muitas famílias e comunidades foram beneficiadas e o maior programa de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil segue o seu trabalho.

 “Celebrar os 30 anos do Guri é reconhecer a importância da educação musical como política pública capaz de transformar vidas. O Governo de São Paulo segue empenhado em garantir e expandir iniciativas que promovam formação cultural de qualidade para crianças e jovens, fortalecendo o desenvolvimento humano e o acesso à cultura em todas as regiões do estado”, destaca Marilia Marton, secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativa.

Inscrição

Para realizar a matrícula é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Quem pode participar

Para estudar no Guri não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de seis a nove anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.

Cursos

São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *