Hemodinâmica da Santa Casa de Marília recebe Certificação Diamante e consolida excelência em cardiologia intervencionista
A Santa Casa de Marília acaba de alcançar um marco histórico em sua trajetória de compromisso com a saúde e a excelência hospitalar. O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da instituição recebeu a Certificação Diamante, um dos mais altos reconhecimentos da área, concedido às unidades que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. O processo de avaliação e certificação com o Selo Diamante foi feito pelo Instituto Qualisa de Gestão, um dos mais renomados do país no assunto.
A certificação concedida avalia muitos aspectos, como infraestrutura, capacitação da equipe, aderência a protocolos clínicos, resultados e desfechos dos tratamentos executados, segurança assistencial e satisfação do usuário, além da articulação e gestão administrativa com prestadores.
O serviço de Hemodinâmica da Santa Casa destacou-se pelo seu alto nível de tecnologia, humanização no atendimento e eficiência nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos executados, atrelado aos excelentes resultados obtidos.
Segundo o coordenador do serviço, o médico cardiologista Pedro Beraldo de Andrade, essa conquista reflete o empenho de toda a equipe. “Este reconhecimento reforça a qualidade do trabalho realizado diariamente na Santa Casa e nos motiva a continuar aprimorando nossos serviços para oferecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes”.
A hemodinâmica é uma especialidade fundamental no tratamento de doenças cardiovasculares, sendo responsável por procedimentos minimamente invasivos, como cateterismos e angioplastias, que podem salvar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, notadamente no cenário do infarto agudo do miocárdio.
Atualmente o referido serviço da Santa Casa de Marília realiza cerca de 200 procedimentos mensais, dos quais 70% em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Além de angioplastias coronárias com stents farmacológicos de última geração e dispositivos que agregam maior eficácia e segurança aos procedimentos (ex.: fisiologia invasiva; imagem intravascular; técnicas ateroablativas), atua também em cardiopatias estruturais, sendo pioneira na região em técnicas de fechamento de defeitos congênitos e implante transcateter de bioprótese valvar em posição aórtica e mitral.
Para tanto, os pacientes são avaliados de forma ética e rigorosa por uma equipe multidisciplinar (Heart Team), oferecendo uma alternativa menos agressiva àqueles considerados de maior risco, notadamente os idosos, possibilitando a correção por cateter de patologias que cursam com estreitamento ou insuficiência das válvulas, com menor tempo de hospitalização, possibilidade de retorno precoce ao lar e melhora dos sintomas que afetam sua qualidade vida.
A Certificação Diamante chancela a Santa Casa de Marília como referência neste segmento, garantindo mais segurança e eficácia nos atendimentos. A direção do hospital celebrou a conquista e reforçou seu compromisso em manter a Santa Casa sempre na vanguarda da medicina. “Receber essa certificação é um reconhecimento da nossa dedicação em oferecer o melhor para a comunidade. Seguiremos investindo em inovação e capacitação para continuarmos como referência na área da saúde”, afirmou Márcio Mielo, superintendente da instituição mariliense.
Com essa conquista, a Santa Casa reafirma sua missão de prestar assistência de alto nível e se consolida como um dos principais centros de referência em hemodinâmica do país.