De desaparecido a preso: brasileiro é detido no Japão por suspeita de tráfico
O brasileiro Vitor Daniel Araújo Claudino, 22 anos, natural da Paraíba, que estava desaparecido durante sua viagem do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Japão, foi encontrado: está preso em Tóquio, segundo informações da Polícia Federal do Brasil.
Tido como desaparecido, Vitor Daniel fez seu último contato com os pais e irmão quando chegou ao Qatar, de onde fez escala e partiria para Tóquio, seu destino final. Saiu de São Paulo em 23 de janeiro e no dia seguinte, horário de Brasília, foi quando trocou mensagens com seus familiares.
O então desaparecido foi preso na sua chegada, no Aeroporto de Narita, por suspeita de tráfico internacional de drogas, mas não há informação da quantidade tampouco de que tipo.
O seu irmão disse para a imprensa que ele viajou sozinho e que um amigo iria ajudá-lo nas despesas de viagem, mas a família não sabe quem é.
“A defesa do brasileiro disse que ainda não sabe com que tipo de droga ele foi encontrado, disse mas afirmou que acredita que o paraibano tenha sido usado em ‘um esquema maior’”, escreveu o Meio Norte.
Como existe um tratado entre o Japão e o Brasil, o qual permite a deportação de condenados para o seu país de origem, a defesa vai tentar levá-lo de volta, caso haja confirmação de pena. No momento, está sendo ouvido pela polícia japonesa.
O Itamaraty disse que tem conhecimento do caso e que presta assistência consular, confirmada pelo irmão que mora na Paraíba, o qual disse ter sido informado pelo consulado brasileiro no Japão.
FONTE:PORTAL MIE