Janela Para o JapãoNotícias

Lucro operacional da Toyota cai com redução de vendas no Japão

A Toyota Motor registrou, no período de abril a dezembro, a primeira queda no lucro operacional do grupo em dois anos. A suspensão da produção de alguns modelos após relatos de realização de testes de certificação fora dos padrões oficiais reduziu as vendas no Japão.

A maior fabricante de veículos do Japão informou quarta-feira que o lucro operacional no período de nove meses até dezembro caiu para 3,68 trilhões de ienes — o equivalente a 24 bilhões de dólares. O montante corresponde a uma queda de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A queda das vendas no Japão ocorreu na sequência da realização de testes de desempenho para certificação governamental fora dos padrões oficiais. As vendas também caíram na América do Norte em consequência da realização de recalls de alguns modelos.

Mesmo assim, a receita do grupo aumentou 4,9% e atingiu o recorde de 35,7 trilhões de ienes. O lucro líquido também aumentou 3,9% e somou 4,1 trilhões de ienes, já que a desvalorização da moeda japonesa engrossou os lucros das vendas fora do Japão.

A Toyota elevou em 9% a sua previsão de lucro operacional no exercício que se encerra em março, que atingiria 4,7 trilhões de ienes — cerca de 30 bilhões de dólares.

Além disso, anunciou novos planos de investimentos para os Estados Unidos e a China. A empresa anunciou que a sua fábrica de baterias na Carolina do Norte vai iniciar embarques em abril.

A Toyota pretende estabelecer uma nova empresa em Xangai para a produção de veículos elétricos Lexus e baterias. O início da produção está programado para 2027 ou período posterior. A capacidade de produção inicial será de cerca de 100 mil veículos por ano.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *