Vítimas de fraudes e golpes no Japão perdem ¥126,8 bilhões em 2024
Os casos de fraudes e de golpes em 2024 mais que dobraram em comparação com o ano anterior, com os ladrões roubando cerca de 126,8 bilhões de ienes, um aumento de 81,3 bilhões de ienes em relação a 2023, de acordo com números preliminares divulgados pela Agência Nacional de Polícia na quinta-feira (6).
A modalidade de golpe de investimento saltou para 6.380, um aumento de 4.109, enquanto golpes de romance cresceram 3.784, um aumento de 2.209, segundo a Kyodo News.
Já as fraudes especiais, nas quais criminosos se passam por parentes das vítimas, em geral filhos necessitando de dinheiro urgente, renderam aos bandidos 72,2 bilhões de ienes, um aumento de 59,4%, segundo a polícia.
As fraudes especiais aumentaram 10,2% em relação ao ano anterior, para 20.987.
Em cerca de 80% dos casos, as vítimas foram contatadas por telefone, com a maioria das ligações vindas do exterior.
Os golpistas usam contas bancárias online, pois permitem que quantias maiores sejam transferidas em comparação aos caixas eletrônicos. As transações online também são mais difíceis de detectar.
Em razão disso, a polícia está alertando o público para ter cuidado com pessoas que os incentivam fortemente a abrir ou usar contas bancárias online e também está pedindo às instituições financeiras que introduzam sistemas de monitoramento para detectar transações fraudulentas.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE