Janela Para o JapãoNotícias

Exportações de gás do Alasca para o Japão foram discutidas na cúpula entre Ishiba e Trump

O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e o presidente americano, Donald Trump, confirmaram sexta-feira, em reunião de cúpula, que os Estados Unidos vão aumentar as exportações de gás natural liquefeito para o Japão.

Em entrevista coletiva após a reunião de cúpula, Trump declarou: “Em breve o Japão vai iniciar novas importações de volumes históricos de gás natural liquefeito, limpo, em números sem precedentes”.

O presidente manifestou expectativa de que os Estados Unidos atraiam investimentos do Japão. Afirmou: “Conversamos sobre algum tipo de joint venture entre os dois países, que estaria relacionada a petróleo e gás do Alasca. É algo bastante empolgante.”

Desde que Trump assumiu o cargo, em janeiro, uma redução dos déficits da balança comercial americana e um aumento da produção de combustíveis fósseis têm tido prioridade na sua agenda.

Trump espera reduzir os déficits da balança comercial com o Japão por meio de um aumento nas exportações de gás do Alasca. As principais reservas de petróleo e gás do estado americano são as mais próximas do Japão. O presidente também quer revitalizar a economia estadual.

Aparentemente, porém, o Japão terá obstáculos a superar. Não está clara a maneira como os preços de compra do gás serão definidos ou como será estabelecida a duração de um contrato. Observadores se indagam se será possível fazer avançar o projeto conjunto no Alasca do modo pretendido.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *