SaúdeVariedades

Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília é um marco na luta contra o câncer na região

Esta modalidade terapêutica utiliza feixes de radiação ionizante para destruir as células tumorais

O futuro da saúde oncológica na região Centro-Oeste Paulista acaba de ganhar um novo capítulo: a inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília. Equipado com tecnologia avançada e projetado para oferecer atendimento humanizado e de alta qualidade, o serviço pretende transformar a realidade do tratamento oncológico e ser marco significativo para a saúde pública no DRS IX (Departamento Regional de Saúde). 

“Este feito não somente amplia a capacidade de atendimento na região, mas também reafirma a instituição como referência no tratamento contra o câncer dentro do Estado de São Paulo, além de consolidar a unidade hospitalar como a maior prestadora de serviços públicos em oncologia na região de Marília”, enfatizou o coordenador médico e responsável técnico da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília, Yuri Bonicelli Crempe.

Segundo o profissional, o serviço que compõe a Oncologia da Santa Casa de Marília chega em um momento crucial, pois o câncer continua sendo uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, com números alarmantes que colocam em evidência a importância de iniciativas como esta. 

De acordo com Yuri Bonicelli Crempe, “a inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa vai de encontro com o compromisso da instituição no cuidado ao próximo, especializado e altamente tecnológico com um cuidado humanizado e individualizado. E o impacto desse projeto será visto não apenas em dados estatísticos, mas em especial nas muitas histórias de superação diária dos nossos pacientes”.

Para atuar no novo serviço foi designada equipe especializada e multidisciplinar, composta por médicos radio-oncologistas, físicos médicos, técnicos em radioterapia, profissionais de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. “Esta abordagem integrada disponibiliza um suporte amplo para que o paciente receba um cuidado ainda mais eficiente em todas as etapas do tratamento”, salientou o médico coordenador da nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

Segundo dados recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Estado de São Paulo registra mais de 100 mil novos casos de câncer a cada ano. Especificamente no DRS IX, que abrange 62 municípios e uma população superior a 1,2 milhão de habitantes, a projeção aponta para mais de 3 mil novos casos anualmente, sendo os tipos mais prevalentes o câncer de mama, próstata, pulmão e colorretal. 

Diante desta realidade, a inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília representa uma esperança para centenas de pacientes que, até então, enfrentam desafios como deslocamentos a longas distâncias e filas de espera para acesso ao tratamento.

A radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, indicada isoladamente ou em combinação com outros tratamentos, como cirurgia e quimioterapia. Combinando tecnologia de ponta, precisão terapêutica e atenção humanizada, ela desempenha um papel fundamental na cura, controle e alívio dos sintomas de diversos tipos de tumores. 

Esta modalidade terapêutica utiliza feixes de radiação ionizante para destruir as células tumorais, uma vez que a radiação danifica o DNA das células cancerígenas, comprometendo sua capacidade de se dividir e crescer. Diferentemente das células normais, que conseguem reparar os danos, as células tumorais têm menor capacidade de regeneração, o que as torna mais suscetíveis ao tratamento. Além disso, a radioterapia é uma alternativa eficaz na melhoria da qualidade de vida dos pacientes em estágios avançados da doença.

Estima-se que cerca de 70% dos pacientes com diagnóstico oncológico realizarão radioterapia em algum momento do curso terapêutico e nas últimas duas décadas houve uma evolução expressiva desta modalidade, com o desenvolvimento e incorporação de tecnologias de imagem e de precisão de tratamento, ampliando a segurança e minimizando efeitos colaterais aos pacientes.

O “coração” da nova unidade é o equipamento Acelerador Linear, da fabricante Varian, modelo Clinac CX, adquirido por meio do PER/SUS (Programa de Expansão da Radioterapia), do Ministério da Saúde. Este equipamento, extremamente tecnológico, possui recursos avançados como a utilização da técnica de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT – sigla em inglês), Radioterapia Volumétrica Modulada por Arco (VMAT – sigla em inglês) e o sistema Portal Vision integrado, que proporciona imagens em tempo real durante as sessões, garantindo maior segurança e personalização no cuidado ao paciente. 

Estas tecnologias avançadas permitem uma alta precisão no direcionamento das doses de radiação, minimizando os efeitos colaterais nos tecidos saudáveis e aumentando a eficácia do tratamento, além de sessões mais ágeis de radioterapia. Com a capacidade crescente de atendimentos na nova Unidade e a oferta de tratamento mais rápido e eficiente, estima-se uma redução significativa nas filas de espera e o fortalecimento do sistema de saúde no DRS IX.

A perspectiva de avanços tecnológicos não para por aí. Por meio de recursos do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), a Santa Casa de Marília já planeja o upgrade do Acelerador Linear com a instalação do ConeBeam-CT, tecnologia que permitirá a aquisição de imagens tridimensionais de altíssima qualidade durante as sessões de tratamento. 

Com este avanço expressivo, será possível realizar uma análise detalhada da região a ser tratada, corrigindo possíveis variações de posicionamento do paciente e garantindo ainda mais precisão na aplicação da radiação, e também permite proporcionar protocolos extremamente diferenciados e eficientes de Radioterapia, como a Radiocirurgia (SRS) e Radioterapia Estereotáxica (SBRT). Essa crescente evolução tecnológica beneficiará diretamente os pacientes, reduzindo efeitos colaterais e aumentando as chances de sucesso terapêutico, bem como o sistema público de saúde, com ampliação de tratamentos oncológicos modernos no estado de São Paulo. 

A unidade não apenas aumenta a oferta de tratamento oncológico, mas também reforça a missão da Santa Casa de Marília em ser referência em saúde de excelência, apoiadora do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprometida com a comunidade de Marília e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *