Gaúcha Vanessa Molon é campeã geral da Copa Europeia de snowboard paralímpico
A gaúcha Vanessa Molon se sagrou campeã geral da Copa Europeia de snowboard em Kühtai, na Áustria, realizada entre os dias 2 e 3 de fevereiro. Foram duas medalhas de prata nesta etapa da competição que a levaram ao título entre todas as fases da competição.
A atleta conquistou a primeira medalha de prata na prova de Banked Slalom na categoria Upper Limb, com o tempo de 1min32s23, sendo superada pela holandesa Emke Vaessen, que terminou a prova com um tempo de 1min31s93. A brasileira somou 80 pontos de Copa e 51,00 pontos FIS.
No segundo dia de evento, Vanessa subiu ao pódio mais uma vez, ficando novamente na segunda colocação e atrás somente da rival Emke Vaessen. Com a soma dos resultados das etapas anteriores, a brasileira ficou em 1° lugar geral da Copa Europeia de snowboard.
Em paralelo, a também gaúcha Vitória Machado estava participando da Copa do Mundo de snowboard e ficou na 14ª colocação na prova de Banked Slalom na categoria Lower Limb. A brasileira terminou a prova com 1min32s67, sem conseguir avançar à final. No segundo dia de competição, repetiu sua colocação, mas desta vez com o tempo de 1min36s47.
Neste mesmo final de semana, outros dois brasileiros conquistaram medalhas na Copa do Mundo de esqui cross-country, Cristian Ribeira e Aline Rocha. O rondoniense foi campeão na prova rápida para a classe sitting (sentado), no sábado, 1, com o tempo de 2min29s3, superando o chinês Mengtao Liu e o italiano Giuseppe Romele, que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
Além do ouro conquistado na prova rápida, Ribera também conquistou a prata na prova de 10km, no domingo, 2. Ele fez a distância em 24min55s9, sendo superado pelo chinês Zhongwu Mao, que concluiu a prova em 24min53s5.
A paranaense conquistou a prata também na prova dos 10km para a classe sitting (sentado) na Itália. Ela completou a prova em 29min27s4, ficando atrás somente da norte-americana Kendall Gretsch, com o tempo de 28min39s6. A chinesa Shiyu Wang ficou com o bronze.
A próxima edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno acontecerá em 2026, na Itália, em Milão e Cortina d’Ampezzo, de 6 a 15 de março.
Confira o calendário de competição e os atletas convocados:
5/2 a 8/2
Mundial de biatlo, em Pokljuka (Eslovênia)
Elena Sena, Guilherme Rocha, Robelson Lula, Wesley dos Santos e Kauê Morais
12/2 a 14/2
Primeira etapa do Mundial de esqui cross-country, em Toblach (Itália)
Aline Rocha, Elena Sena, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula, Wesley dos Santos, Kauê Morais e Wellington da Silva
24/2 a 26/2
Copa do Mundo de snowboard, em Steamboat (Estados Unidos)
André Barbieri
28/2 a 2/3
Copa do Mundo de esqui cross-country, em Steinkjer (Noruega)
Cristian Ribera
4/3 a 5/3
Segunda etapa do Mundial de esqui cross-country, em Trondheim (Noruega)
Cristian Ribera
4/3 a 10/3
Mundial de snowboard, em Big White (Canadá)
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Time São Paulo
Os atletas Cristian Ribera, Aline Rocha, Elena Sena e Guilherme Rocha são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)