Japão reage a comentários de Trump sobre a US Steel
A Nippon Steel enfrentou uma difícil batalha em sua tentativa de comprar a US Steel. Os comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de semana sugerem que talvez seja necessário reconsiderar os planos de tornar a empresa americana sua subsidiária integral.
No domingo, Trump disse que ninguém poderia deter uma participação majoritária na US Steel. Isso ocorreu após comentários anteriores, nos quais disse que a Nippon Steel precisava fazer “grandes investimentos” para fechar o negócio.
O governo japonês opinou sobre o assunto. O secretário-chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, disse na segunda-feira: “Estamos cientes de que a Nippon Steel não está encarando o caso como uma mera aquisição, mas está considerando uma proposta ousada que é completamente diferente de tudo o que já fez no passado”. Ele acrescentou que isso criaria uma “situação vantajosa para ambos os países” por meio de investimentos significativos e produtos de alta qualidade.
Trump deu a entender que se encontrará com executivos da Nippon Steel nesta semana. A empresa disse que seu presidente do conselho de administração e CEO, Hashimoto Eiji, está pronto para voar para Washington para se encontrar com o presidente, caso seja convidado.
O plano da Nippon Steel para adquirir todas as ações da US Steel e torná-la uma subsidiária integral foi anunciado em 2023. A premissa foi de que seria difícil fornecer tecnologia altamente confidencial e de última geração à empresa americana de outra forma.
FONTE : NHK PORTUGUES