Nova onda de frio extremo atingirá o Japão na próxima semana
Depois do frio intenso e das nevascas registradas na semana que passou, uma nova massa de ar congelante deverá atingir as regiões de Tokai, Kyushu e Amami por volta da segunda-feira (17), afetando também Okinawa por volta da terça-feira (18), segundo o site Tenki.
Os meteorologistas do Tenki informaram ainda que há a possibilidade de “nevascas intensas que ocorrem uma vez a cada década” atingirem áreas montanhosas de Hokuriku e da província de Gifu por volta do dia 17, e no norte das províncias de Nagano e Gunma por volta do dia 18.
As previsões estão baseadas em informações transmitidas pela Agência Meteorológica do Japão na segunda-feira (10), apontando para uma nova fase de temperaturas baixas e de neve pesada.
Esta é uma informação de alerta dada com até seis dias de antecedência, quando há uma probabilidade maior do que o normal de ocorrerem temperaturas extremamente baixas e de altos volumes de neve (no lado do Mar do Japão durante o inverno), fenômenos que geralmente acontecem apenas uma vez a cada dez anos.
Antes da frente fria esperada, haverá alguns dias quentes.
Previsão de riscos
A chegada de uma massa de ar frio com temperaturas muito baixas e nevascas pode ter algumas consequências.
Uma delas é a queda de energia, que pode ocorrer com a queda de árvores em fios de energia. Por isso é recomendado ter lanternas, roupas quentes e cobertores ao alcance das mãos. Também é uma boa ideia ter bateria para manter o celular carregado.
Quem reside em áreas muito frias, deve ter o cuidado de proteger os canos de água, pois podem congelar a temperaturas abaixo de -4°C.
Os moradores devem drenar a água com antecedência, além de usar material isolante em canos e medidores de água, como isopor ou outros que possam mantê-los aquecidos.
Outro ponto é se antecipar à provável escassez de produtos, já que o setor de logística de distribuição de alimentos poderá ser afetado. Por isso é indicado comprar mantimentos extras.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE