Brasil lidera transferências internacionais de futebol
O Brasil se mantém como um dos grandes protagonistas do mercado internacional de transferências de atletas no futebol, consolidando a relevância e excelência de seus clubes e atletas no cenário global. Segundo o recente relatório Global Transfer Report 2024 da FIFA, o país liderou em número de transferências e também em volume financeiro movimentado ao longo do ano passado.
Em 2024, por exemplo, os clubes brasileiros foram os que mais trouxeram atletas do exterior para o mercado nacional, no total de 1.102, e ainda os que mais exportaram atletas, com 1.113 transferências para outros países.
Os atletas brasileiros também estiveram no topo da lista quanto aos gastos dos clubes com transferências – quantias que alcançaram 1,2 bilhão de dólares (cerca de R$6,91 bilhões) em 2024. Em segundo lugar veio a França, com 927 milhões de dólares (cerca de R$5,39 bilhões).
Outro dado que mostra a pujança do futebol brasileiro foi do mesmo modo registrado em 2024 – ano em que o maior número de atletas transferidos de um país para outro era de brasileiros (2.350). Os argentinos vieram em segundo, com 1.219.
Alex Telles veio do Al-Nassr para o Botafogo em 2024Créditos: Divulgação/Botafogo
Em termos globais, em 2024 houve um novo recorde de transferências internacionais no mundo, com um total de 22.779, superando o recorde do ano anterior em 4,4%. No total, 5.123 clubes de todo o mundo participaram dessas transferências.
A participação ativa dos clubes brasileiros nessa movimentação confirma a reputação do Brasil como berço na formação de craques desejados e valorizados no cenário global, com destaque para jovens promessas saindo das categorias de base e negociados para clubes europeus
Além disso, com a abertura de sua janela de verão em janeiro de 2025, o Brasil seguiu liderando o número de transferências com forte atuação dos clubes neste início de temporada.
A combinação de talentos, novas competições nacionais e a crescente organização dos clubes em suas negociações demonstram a força e a liderança do futebol brasileiros no mercado global. Esse protagonismo não apenas reforça a posição do Brasil como uma potência esportiva no futebol, mas também destaca o impacto econômico que o futebol continua a ter no nosso país.
A visão completa de cada um dos relatórios elaborados pela FIFA está disponível nos links abaixo:
FIFA Global Transfer Report
https://digitalhub.fifa.com/m/142077cfbb75c2b0/original/Global-Transfer-Report-2024.pdf
FONTE: SITE OFICIAL DA C.B.F.