Secretários de Saúde: Marília recebe 66 municípios e cerca de 150 participantes em Oficina Regional
Objetivo do evento é capacitar os novos gestores municipais, oferecendo subsídios para enfrentar os desafios do SUS
A cidade de Marília foi sede durante esta terça-feira (11), no Teatro Municipal, da Oficina Regional de Acolhimento dos Novos Secretários de Saúde, promovida pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).
O evento contou com representantes de 66 municípios das macrorregiões de Marília (DRS IX – Departamento Regional de Saúde) e Bauru (DRS VI), com cerca de 150 participantes, quando os novos gestores de saúde participaram de uma programação objetivando oferecer subsídios para enfrentar os desafios do SUS (Sistema Único de Saúde).
A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, que representou o prefeito Vinicius Camarinha, destacou a realização da oficina de acolhimento aos novos secretários em Marília.
“O prefeito Vinicius ficou muito feliz por Marília ser a sede desse evento, com 66 municípios representados pelos secretários de saúde. Sintam-se acolhidos e estamos muito satisfeitos em receber a diretoria do COSEMS, que é um grande parceiro de todas as cidades. O trabalho do COSEMS é fundamental, pois nos dá um norte do que precisamos fazer na saúde pública do município. Só temos que agradecer ao conselho por esse apoio e a oficina será de muito proveito para todos da nossa região”, afirmou Paloma Libanio.
O COSEMS esteve presente com a vice-presidente, Adriana Martins, representando o presidente, Geraldo Reples Sobrinho, além dos membros da assessoria técnica do conselho.
Adriana Martins agradeceu à receptividade em Marília. “O COSEMS sentiu-se muito acolhido em Marília. A nossa ideia é acolher a todos e em Marília nos sentimos ‘em casa’. Só temos que agradecer pela receptividade e temos certeza que a oficina será bastante positiva para todas as cidades. Estamos à disposição de todos os gestores da saúde para que trabalhemos em conjunto, visando melhorar a saúde da nossa população”, disse a vice-presidente.
AS OFICINAS
Em 2025 as oficinas tiveram início no dia 24 de janeiro, no auditório João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo, reunindo representantes das macrorregiões da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Baixada Santista, Registro e Taubaté.
A segunda foi realizada dia 28 de janeiro, em São José do Rio Preto, na sede da Unilago, reunindo gestores das macrorregiões de São José do Rio Preto e Araçatuba. E a terceira foi realizada dia 4 de fevereiro em São Carlos, com as macrorregiões de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara e Franca.
Depois desta em Marília, acontecerão outras três oficinas: nesta quarta-feira (12) em Presidente Prudente, com a macrorregião de Presidente Prudente; dia 18 de fevereiro em Campinas, com as macrorregiões de Campinas, São João da Boa Vista, Jundiaí, Bragança Paulista e Piracicaba; e dia 21 de fevereiro, em Sorocaba, com a macrorregião de Sorocaba.
A programação técnica de cada oficinal é abrangente, incluindo abertura e fala institucional pela diretoria do COSEMS/SP; debates sobre financiamento e planejamento no SUS, atenção básica, arboviroses e saúde digital; apresentação sobre o funcionamento do COSEMS/SP, incluindo diretorias, comissões regionais e apoiadores; discussão sobre o Congresso Anual de 2025 e o processo eleitoral da entidade; e encerramento com debates interativos entre os participantes, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da gestão pública em saúde.