Força-tarefa na zona Sul prossegue comnebulização costal no entorno do CDHU
Nesta sexta-feira (14) pela manhã a Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente e Serviços Públicos, prosseguiu com a força-tarefa na Emei Bem Te Vi e no entorno dos prédios do CDHU.
Com apoio do vereador Chico do Açougue, que cedeu uma roçadeira, os agentes operacionais da Divisão de Zoonoses abriram caminho em meio ao mato alto para acessar o entorno dos prédios.
Com abertura de caminho, os agentes de combate de endemias realizaram a nebulização com equipamento costal nas áreas dos apartamentos térreos e no entorno de todos os prédios do local.
E a partir das 21h de hoje (sexta-feira) será realizada a captura noturna de escorpiões com luz UV no interior da Emei Bem Te Vi – essa ação é feita por equipe especializada da Zoonoses.
Já está programada para segunda-feira (17) o início de uma grande operação de capinação e limpeza, que será executada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, que possibilitará a retirada manual dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“Esta capinação se faz necessária, pois precisamos que o mato esteja baixo para andarmos no local e fazermos a retirada manual dos criadouros, eliminando assim os focos do mosquito. A nebulização que fizemos é importante, porém é uma ação paliativa. Como no local há grande quantidade de recipientes com água vai ocorrer a reinfestação de mosquitos se a gente fizer essa retirada manual de criadouros”, afirmou a supervisora da Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, parabenizou a equipe pelo trabalho. “Quero enaltecer o esforço coletivo que ocorreu no local. E também agradecer a todos envolvidos porque o trabalho foi extremamente exaustivo. Agora o próximo passo será a capinação e limpeza do local para, em seguida, a equipe da Zoonoses fazer a retirada manual dos criadouros do Aedes aegypti.”