Janela Para o JapãoNotícias

Frio congelante, incomum para a época, e outra nevasca

Vem frio congelante de novo. O alívio das baixas temperaturas no fim de semana foi temporário, pois a nova previsão indica que vem aí uma outra onda de frio intenso, incomum para a segunda quinzena de fevereiro, além de outra nevasca, podendo estragar o próximo feriado na segunda-feira (24), aniversário do Imperador no dia anterior.

No fim de semana, Tóquio (16ºC) e Sendai tiveram o mesmo nível de temperaturas daquelas registradas no início de abril. Mas, o quadro mudou.

A partir de terça-feira (18) há previsão de que a temperatura mínima chegue a cerca de -9 graus Celsius em diversos pontos do país, nos locais mais elevados, de leste a oeste. Essa temperatura é mais baixa do que a média do pico do inverno, com diferenças que podem variar de 4 a 10 graus Celsius a menos. Em alguns lugares, a onda de frio pode ser comparável à que ocorreu no início deste mês.

A cidade de Nagoia (Aichi) deverá amargar mínimas que chegam a -2ºC e máxima de 5ºC. Mas, é mais ameno do que em Sapporo (Hokkaido), cuja máxima durante o dia deverá ser de -1ºC, enquanto na calada da noite deverá cair para -5ºC, marcando um frio congelante.

Temperaturas mínimas em Nagoia variam entre 0 e -2ºC (WeatherNews)

Na segunda quinzena de fevereiro seria uma boa época para começar a sentir o clima primaveril, mas a semana será marcada por um clima extremamente frio, sendo que a sensação térmica tende a piorar por causa dos ventos frios que sopram do nordeste.    

Frio congelante e nevasca de novo?

De Niigata a Hokkaido está prevista outra nevasca, a nível de alerta, até quarta-feira (19).

Em relação à região Hokuriku, há previsão de nevasca, podendo ser classificada como pesada, entre terça a quarta-feira (19).

Locais em branco significam neve, incluindo Aichi e parte de Mie, e em rosa nevasca (JNN)

Entre 19 e 27, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) prevê frio intenso desde Okinawa a Kanto, ou seja, metade do país. A variação da temperatura poderá chegar a 2,7ºC a menos do que o período considerado normal, em Hokuriku, Kyushu, Kanto-Koshin, Tokai, Kinki, Shikoku, Okinawa e Chugoku. 

Em relação à neve, prevê-se queda de grande quantidade, incomum para a época:

  • San’in (Tottori e Shimane): 311% a mais
  • Kinki e costa do Mar do Japão: 308% a mais
  • Hokuriku: 237% a mais
  • Áreas montanhosas de Gifu: 219% a mais
  • Norte de Nagano e de Gunma: 188% a mais
  • Costa de Tohoku: 182% a mais

Cuidados com essa onda de frio congelante

A paisagem poderá ficar branca mesmo nas planícies, por isso, se precisar dirigir sob a neve procure sair preparado com os itens essenciais, verificar o mapa da queda de neve em tempo real e conferir a situação das vias expressas.

Nas províncias onde mais residem brasileiros, como Aichi, Gifu, Mie, Nagano, Gunma, Shiga, Shimane, Fukui, Ishikawa e Toyama, há que ter cuidado com o frio congelante. 

Para os pedestres, todo cuidado é pouco nas calçadas escorregadias.

Em casa, verifique se a água do encanamento não congelou e cuidado com as repentinas quedas de energia por causa do acúmulo de neve que costuma romper os cabos.  

E também, cuide de seu corpo, dormindo bem e se alimentando de forma nutritiva para não deixar abalar o sistema imune.

Previsão até o feriado (WeatherNews)

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *