Saúde

Santa Casa de Marília promove Live sobre Leucemia no Fevereiro Laranja

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura

A Santa Casa de Marília promove neste dia 19 de fevereiro, às 16h, Live do Fevereiro Laranja com o tema: “Leucemia em crianças e adultos”. Na oportunidade, os médicos Larissa Prandi Ortolan e João Victor Costardi estarão abordando o assunto e respondendo perguntas.

O Fevereiro Laranja é o mês de conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer da medula óssea, que é a “fábrica” das células do sangue. Há crescimento acelerado e anormal nas células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. Além disso, a produção de outras células normais fica prejudicada o que pode causar anemia e sangramentos. 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura. Os principais sintomas são anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

A identificação da doença é feita por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, além de exames da medula, como mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

O tratamento da leucemia depende de qual o tipo específico da doença, porém sempre está relacionado com quimioterapia. Em alguns casos, há indicação de transplante de medula óssea. 

Devido à quimioterapia, o paciente pode necessitar durante o tratamento de transfusão de componentes do sangue, mais frequentemente transfusão de hemácias (devido a anemia) e transfusão de plaquetas (para evitar sangramentos). 

A Oncologia da Santa Casa de Marília tem mais de 30 anos de tradição e se consolidou nos últimos anos como o maior prestados de serviços SUS (Sistema Único de Saúde) na área oncológica para a região de 62 municípios do Centro-Oeste Paulista atendidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

O hospital faz consultas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, sessões de quimioterapia e de hormonioterapia. Recentemente, a Santa Casa de Marília inaugurou a Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, proporcionando um atendimento integral ao paciente em tratamento de câncer.  

Onde assistir

Para a assistir a Live sobre Leucemia da Santa Casa de Marília basta acessar a página do hospital no Instagram (@santacasademarilia), por volta das 16h desta quarta-feira (19).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *