Sebrae-SP auxilia artesãos e indígenas da região de Marília a participar da Lei Aldir Blanc
Premiação para Pontos e Pontões de Cultura Viva da Lei Aldir Blanc é uma alternativa de incremento financeiro
O escritório do Sebrae-SP em Marília ofereceu auxílio e orientação para duas entidades de interesse cultural da região: o grupo de artesãos de Marília, Mistura Criativa; e a unidade de conservação da natureza de Arco-Íris, Aldeia Indígena Vanuíre. Ambos requisitam fomento financeiro pelo programa Cultura Vida da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura para ajudar na promoção de suas atividades.
O grupo Mistura Criativa reúne diversos artesãos de Marília e buscam por meio deste incentivo se equipar melhor para promover a cultura do artesanato nas feiras e exposições que participam.
Já a unidade de conservação de Arco-Íris, que já tem o objetivo de preservar a cultura e a tradição indígena, buscam a premiação com ponto de cultura viva para melhorar as condições do atendimento.
O analista de negócios do Sebrae-SP Hygor Aleixo afirma que “nós identificamos que as entidades poderiam requisitar a linha de fomento à cultura chamada Cultura Viva, ligada à Lei Aldir Blanc e apresentamos esta oportunidade às duas entidades. Nosso propósito foi assegurar que os grupos tivessem acesso ao processo de disputa do recurso. Fizemos o levantamento das informações das iniciativas e auxiliamos na produção do projeto para a captação do fomento”, explicou.
As entidades foram inscritas dentro do prazo e agora aguardam a divulgação do resultado. “Mas seguimos acompanhando os grupos e identificando possibilidades para novos projetos. Propomos uma trilha para capacitação deles para estarem preparados para futuras empreitadas deste tipo”, concluiu.