Janela Para o JapãoNotícias

7-Eleven testa painéis de proteção contra ladrões em 50 lojas no Japão

 A rede 7-Eleven está reforçando as medidas de segurança em algumas lojas de conveniência no Japão, testando um sistema chamado “Safety Guard System”, informou o IT Media Business Online na segunda-feira (17).

Desenvolvido em parceria com as empresas de segurança ALSOK e LIXIL ao longo de três anos, o sistema inclui três principais funcionalidades:

  • Instalação de painéis no balcão do caixa para impedir que invasores entrem na área dos funcionários.
  • Bloqueio automático das portas durante o período noturno, que só podem ser abertas pelos funcionários via controle remoto.
  • Dispositivo de detecção de quedas, que alerta uma empresa de segurança caso um funcionário sofra algum acidente ou mal súbito.

Na entrada das lojas, duante a noite, há o seguinte aviso (foto acima):
“Pedido aos clientes
Muito obrigado por sempre utilizar nossa loja.
No momento, a porta automática não abrirá imediatamente.
Por favor, aguarde até que um funcionário atenda e a porta abra.”

O objetivo do sistema é proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, especialmente em um contexto de escassez de mão de obra e do aumento de assaltos a lojas de conveniência.

Em 2023, foram registrados 136 casos de roubos a lojas de conveniência no Japão, o dobro do ano anterior, embora a tendência geral seja de redução ao longo dos anos.

O sistema foi concebido há três anos, quando não havia um aumento significativo de roubos, mas a preocupação com a segurança, especialmente em lojas com apenas um funcionário, foi um fator importante.

Além disso, o sistema pode ajudar a combater casos de assédio, tanto verbal quanto sexual, por parte de clientes, já que os painéis no balcão criam uma barreira física com os funcionários, dificultando contatos indesejados.

Apesar das vantagens, a adoção do sistema ainda é limitada, e algumas lojas que fizeram os testes já o removeram.

A 7-Eleven enfatiza que o sistema visa aumentar a segurança, mas não é uma solução obrigatória, e a empresa continua a incentivar o trabalho em dupla nas lojas, embora não proíba o esquema de apenas um funcionário.

O sistema reflete uma tendência no setor de conveniências no Japão, onde a segurança e o bem-estar dos funcionários estão se tornando prioridades, especialmente em um cenário de aumento de crimes e assédio.

Foto: Divulgação
Painés de segurança no balcão do caixa

FONTE:ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *