Prefeitura divulga o Programa Paulista de Capacitação para Exportações
Objetivo é capacitar as empresas locais para internacionalização dos negócios
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o governo de São Paulo, disponibiliza o programa “Exporta SP”.
O objetivo é incentivar que as empresas locais possam exportar seus produtos. O programa busca preparar micro, pequenas e médias empresas, além de produtores rurais, para o acesso ao mercado internacional. As empresas podem ser da indústria, do agronegócio ou do setor de serviços, além de startups.
Ao longo de quatro meses, os empreendedores participam de 20 encontros coletivos com especialistas, nos quais são abordados os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Por exemplo: inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas. Além disso, serão realizadas quatro mentorias, encontros individuais nos quais o empreendedor pode discutir as necessidades específicas de sua empresa com um especialista.
Durante o Exporta SP, além das aulas, o empreendedor tem acesso a uma plataforma on-line de conteúdo. Também são realizados workshops que auxiliam os participantes a construírem uma rede de contatos com empresários que buscam inserção no mercado internacional.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, o programa é uma ótima oportunidade para o empreendedor mariliense colocar o seu produto no mercado internacional, com uma orientação adequada e eficaz. “Marília é um polo de empreendedorismo, com indústrias, serviços e comércio. A profissionalização dos empresários é essencial para alavancar negócios”, disse o prefeito.
Na visão do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, os benefícios para a empresa são vastos ao participar da formação. “Com as ferramentas e conhecimentos adequados, é possível aumentar a competitividade, acessar novos recursos e expandir o mercado, modernizando a empresa com atualizações tecnológicas”, afirmou o secretário.
E as inscrições para o processo seletivo (feito com base em uma análise técnica da equipe da InvestSP) para a turma do primeiro semestre de 2025 podem ser feitas por meio do formulário de cadastro e verificação da maturidade exportadora, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSci3hftS6eYqxvsINeVWjdljyMpx3fsnrcWqwNwTNNnggr7tg/viewform.
Para mais informações, é possível entrar em contato com a equipe de Promoção de Exportações da InvestSP:
E-mail: spexport@investsp.org.br
Telefones (11) 3100-0349 ou (11) 3100-0395