VariadosVariedades

Prefeitura promove curso de capacitação em inglês para professores de EMEF

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – realizou nos dias 13 e 20 de fevereiro, um curso de capacitação em inglês para os professores de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental).

O curso foi proferido pela docente Ariane de Sousa Costa Bagatini, que participou do intercâmbio na Michigan State University, pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). O programa é promovido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com a Comissão Fulbright.

A capacitação técnica foi direcionada para 18 docentes que ministram aulas de inglês nas EMEFs da rede municipal de Marília. “Nós temos orgulho da participação da nossa professora de inglês, Ariane Bagatini, no programa de bolsas PDPI (Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa). Ela realizou uma formação com os professores de inglês da rede, destacando os aspectos pedagógicos, culturais e linguísticos que enriqueceram a prática docente”, comenta Camila Rodrigues de Souza, que integra a equipe técnica do setor de planejamento de EMEF na Secretaria Municipal da Educação.

O PDPI tem como objetivo selecionar professores de língua inglesa da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, para participarem de um curso intensivo de seis semanas em universidades dos Estados Unidos. O projeto acadêmico visa promover o desenvolvimento profissional dos professores por meio do aprimoramento das habilidades linguísticas, imersão cultural e compartilhamento de metodologias de ensino.

Após a aprovação, são garantidos a todos os participantes passagens aéreas, ajuda de custo, seguro-saúde, alojamento, alimentação, materiais didáticos e taxas escolares para estudar em universidades renomadas dos EUA. “Tive a felicidade de estudar na Michigan State University, entre junho e agosto de 2024, junto com outros 41 professores das escolas públicas do Brasil, que também estavam participando do programa. Além disso, tivemos também a oportunidade de realizar vários passeios, visitas em museus, pontos turísticos e participar de atividades culturais que enriqueceram ainda mais a nossa experiência. Posso dizer que esta experiência no PDPI foi transformadora, permitindo-me crescer tanto profissional quanto pessoalmente”, afirma a professora Ariane de Sousa Costa Bagatini.

Para a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro, esta capacitação dos professores de inglês das EMEFs propicia uma maior qualidade no ensino oferecido para as crianças. “Certamente, quem ganha com tudo isso são os nossos alunos. Eles passam a contar com docentes altamente qualificados e recebem um conteúdo pedagógico bem mais abrangente da língua inglesa”, finaliza Cilmara Carreiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *