Preço do arroz no Japão sobe pela 7ª semana seguida e quase dobra em um ano
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão divulgou que o preço médio do pacote de 5 quilos de arroz nos supermercados do país subiu para 3.892 ienes entre 10 e 16 de fevereiro, um acréscimo de 62 ienes em relação à semana anterior, informou a emissora NHK nesta quarta-feira (26).
Este aumento contínuo no preço do arroz no varejo, que já dura sete semanas consecutivas, equivale a um aumento de mais de 90% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Ministério realiza semanalmente a coleta e publicação da média dos preços do arroz em cerca de 1.000 supermercados do país.
Em fevereiro do ano passado, o preço do arroz girava em torno de 2.000 ienes por 5 quilos, ou seja, o valor atual está próximo do dobro.
O preço do arroz vem subindo consistentemente desde agosto do ano passado, quando estava em 2.500 ienes por 5 quilos, passando para 3.000 ienes em setembro e ultrapassando 3.500 ienes no mês passado.
Mesmo com a liberação de estoques de arroz pelo governo para tentar conter a alta, os preços no varejo continuaram subindo.
Em relação ao volume de vendas, na semana de 3 a 9 de fevereiro, houve uma redução de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, na semana de 10 a 16, as vendas voltaram a níveis próximos aos de 2024.
Agricultores e atacadistas temem que a alta dos preços resulte em queda no consumo de arroz. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca está monitorando de perto as tendências de mercado e consumo para avaliar os impactos.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE