WWF-Brasil renova time de pessoas embaixadoras
O WWF-Brasil tem três certezas: a primeira, que para enfrentar a dupla emergência global (crise climática e de perda de biodiversidade) que vivemos, agir é urgente. A segunda, que ainda dá tempo de mudar o presente como precisamos para construir o futuro que queremos. A terceira, que sem celebrar a diversidade da natureza e das pessoas e sem nossa união, nada disso será possível.
Por isso, em 2025, o WWF-Brasil renova seu time de pessoas embaixadoras.
Coragem, integridade, respeito e colaboração são os valores que baseiam todas as atuações do WWF-Brasil. É também esse conjunto de princípios que nos une a Alice Pataxó (comunicadora e ativista indígena), Gabriel Sater (músico e ator), Keilla Vila Flor (historiadora e educadora), Karina Oliani (médica e apresentadora de TV) e PH Côrtes (criador de conteúdo), pessoas embaixadoras da organização que ajudam a transmitir mensagens de respeito pela natureza e a conscientizar sobre a importância de proteger e restaurar o meio ambiente.
Agora passam a também emprestar suas vozes e imagens para a causa socioambiental e para o WWF-Brasil, o apresentador e criador de conteúdo de educação política Gui Sampaio, a bióloga, comunicadora e ex-BBB Jessi Alves e a biomédica, pesquisadora e professora Mellanie F. Dutra.
“Saber que meu trabalho e minha voz podem contribuir para causas tão urgentes me enche de orgulho e principalmente de responsabilidade. Já acompanho e colaboro com o WWF-Brasil há quase três anos e agora, como embaixadora, essa conexão se fortalece ainda mais. É uma luta que sempre esteve no meu coração e estou muito feliz por agora fazer parte desse time oficialmente”, celebra Jessi.
A chegada do trio deve inspirar ainda mais pessoas a apoiar os projetos do WWF-Brasil que priorizam a proteção de espécies, a restauração de biomas e ecossistemas e a promoção da justiça socioambiental, assim como as iniciativas que combatem o desmatamento, os incêndios e a crise climática.
“Espero contribuir engajando a comunidade nas pautas de clima e saúde, mostrando suas intersecções e ampliando o conhecimento do conceito ‘saúde única’ (one health) para que possamos agir localmente, com o propósito de um mundo mais justo, sustentável e saudável para todos os organismos que habitam a Terra”, afirma Mellanie, que continua: “Também quero seguir contribuindo na luta contra a desinformação. Assim como é necessária a justiça climática, é necessária a justiça da informação científica”.
Afinado com a colega e a missão do WWF-Brasil, Gui Sampaio reforça: “Nenhuma luta é mais urgente, necessária e universal do que a luta pela restauração e conservação do meio ambiente. Para você, que sente que precisa se engajar em algo, mas não sabe por onde começar: a linha de largada é aqui”.
Para a Coordenadora de Engajamento do WWF-Brasil, Solange Azevedo, contar com esses agentes de transformação de esperança e planos em ação, é motivo de orgulho. “Mais uma vez cada uma das pessoas embaixadoras representa uma força única, com experiências e saberes diversos e essenciais, que se complementam quando falamos em soluções para enfrentar os desafios socioambientais atuais e defender a vida das pessoas e do planeta”, finaliza.
Completa o time Chico Bento, personagem criado por Mauricio de Sousa, nomeado embaixador das nascentes do Pantanal em 2014 e promovido a embaixador do WWF-Brasil em 2020. Desde 2022 o caipira mais amado do Brasil também acumula o posto de embaixador da Restaura Natureza – Olimpíada de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).
Novas pessoas embaixadoras do WWF-Brasil
Gui Sampaio
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Gui Sampaio atuou por sete anos na relação entre o poder público e o poder privado. Atualmente cria conteúdo de educação política e explica os principais assuntos do Brasil e do mundo em seu perfil no Instagram, além de estar à frente do especial “Simplificando” e ser um dos apresentadores do programa “Pra Variar”, na DiaTV. O paulistano passa a fazer parte do time de embaixadores do WWF-Brasil em 2025.
Jessi Alves
Bióloga e pedagoga, Jessi Alves é mestre em biologia e atualmente cursa um MBA em ESG. Professora e comunicadora, com uma trajetória marcada pela defesa do meio ambiente e pela luta por justiça social, ficou conhecida por sua participação no “BBB 22” (Globo) e por seu trabalho nas redes sociais, onde aborda de forma acessível temas como biologia, sustentabilidade e racismo ambiental. Apaixonada pelo ensino e pela conscientização, inspira jovens a refletirem sobre seu papel na construção de um mundo mais justo e sustentável para todos e atua em iniciativas voltadas para educação ambiental e transformação social. Parceira do WWF-Brasil desde 2022, é oficialmente anunciada como embaixadora em 2025.
Mellanie F. Dutra
Nomeada embaixadora do WWF-Brasil em 2025, Mellanie F. Dutra é professora da escola de saúde da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), pesquisadora e divulgadora científica, membro da rede Todos Pelas Vacinas e Rede Análise e, desde 2020 atua nas redes sociais como criadora de conteúdo para internet, tornando a ciência acessível a todos. Suas áreas de pesquisa e divulgação se concentram em saúde única, crise climática e microorganismos de relevância para a saúde pública. É biomédica habilitada em Bioquímica e Patologia Clínica, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra e doutora em neurociências (UFRGS) com um pós-doutorado em Bioquímica (UFRGS) e em Virologia (Feevale).
Clique aqui para saber mais sobre todas as pessoas embaixadoras do WWF-Brasil.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que desde 1996 atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Apoie nosso trabalho: doe!
FONTE: WWF BRASIL