Prefeitura abre inscrições para o Programade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação podem se matricular as
pessoas com 15 anos ou mais de idade, que não concluíram a Educação Básica
A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – abriu nesta semana, as inscrições para os interessados em participarem do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem participar do programa, pessoas com 15 anos ou mais de idade, que não concluíram a Educação Básica.
A Educação Básica é formada por três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. As inscrições para a EJA podem ser feitas até o dia 14 de março. “Já começamos a divulgação do programa em locais em que há uma grande movimentação de público na cidade. Nos próximos dias, faremos também ações pontuais nas nossas unidades escolares, especialmente nas EMEFs”, informa a professora Cilmara Carreiro, secretária municipal da Educação.
A rede municipal de ensino de Marília conta com dois polos para o atendimento da Educação de Jovens e Adultos: EMEF “Professor Olímpio Cruz”, localizada na avenida Guiomar Novaes, número 1380 – Bairro Santa Antonieta, na zona Norte (contato pelos telefones: (14) 3402-6300 ramal 7193 ou pelo Whatsapp 99851-7220); e na EMEF “Prof. Antonio Ribeiro”, situada na rua Benedito Mendes Faria, número 450 – Bairro Vila Hípica, na Zona Sul (contato pelo telefone 3417-7058 ramal 7029).
“Atualmente, contamos com 2 polos de atendimento da EJA. Mas, conforme o número de inscrições, poderemos ofertar a modalidade em outras regiões do município”, acrescenta Cláudia Maria Barbato, secretária-adjunta da Educação.
Pacto Nacional – O programa faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
Segundo o Ministério da Educação, as finalidades do Pacto são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil em 2023, havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas. Isso equivale a uma taxa de não alfabetizados de 5,4%. Por isso, a alfabetização de jovens e adultos é necessária para garantir o direito à educação desse grupo que nunca frequentou a escola ou não concluiu a educação básica.
Mais informações sobre o programa EJA podem ser obtidas também na Secretaria Municipal da Educação pelo telefone (14) 3402-6300.