VariadosVariedades

Prefeitura dá início nesta sexta à Borrifação ResidualIntradomiciliar pela Emei Bem Te Vi na zona Sul

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta sexta-feira (28), às 17h, mais uma ação de combate à dengue, que é a BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar), técnica que cria uma barreira química capaz de eliminar os mosquitos Aedes aegypti.

O trabalho, realizado pelos agentes de saúde da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do CCD NAOR (Coordenadoria de Controle de Doenças e Núcleo de Apoio às Operação Regionais), acontecerá na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Bem Te Vi, que fica na rua Raimundo Gonçalves Ferreira, número 54, no Jardim Domingos de Leo, ao lado dos prédios da CDHU, zona Sul da cidade.

A BRI é uma solução segura para pessoas, pets e o meio ambiente, sendo especialmente eficaz em locais com alta circulação de pessoas durante o dia, ampliando a proteção comunitária.

O único cuidado que deve ser tomado, a partir da aplicação, é a não lavagem das paredes para que o inseticida continue atuando durante o tempo estimado, que é de até seis meses em ambientes internos.

A supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Antonia Dadalto Mariano, afirmou que a BRI vai começar por todas as escolas municipais, estendendo-se por todos os Imóveis Especiais (IE) do setor público, onde há muita circulação de pessoas.

“Nesse primeiro momento o trabalho será feito nas escolas municipais, começando pelas unidades da zona Sul e depois para as demais regiões. De acordo com o nosso cronograma, após a EMEI Bem Te Vi, a ação irá para a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Moral”, disse a supervisora da Zoonoses.

COMO É A APLICAÇÃO

Essa técnica inovadora utiliza inseticidas aplicados em superfícies internas de Imóveis Especiais, como escolas, centros comunitários e estações de transporte público.

O procedimento em escolas será sempre realizado na sexta-feira após o horário de aula ou aos sábados para dar tempo de o produto secar antes da entrada dos alunos – após o produto seco, não há problemas de contaminação humana, pois ele age apenas para o mosquito.

OUTRAS AÇÕES

Desde os primeiros dias da gestão do prefeito Vinicius Camarinha, a Prefeitura tem realizado série de ações para combater a dengue, como a Operação Cata-Treco, com o recolhimento de materiais inservíveis, nebulizações costais e noturna (fumacê), bloqueios para controle de criadouros, colocação das EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida) e instalação de três polos de atendimento para pacientes com qualquer sintoma de dengue, entre outras.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, pede o apoio da população no combate à dengue. “A Prefeitura tem feito a sua parte, com diferente ações pela cidade, mas só iremos ganhar essa guerra contra o mosquito com o apoio dos moradores, já que 70% dos focos estão dentro das nossas casas. O morador precisa cuidar da sua casa e do seu quintal, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e se transformar num criadouro de Aedes aegypti.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *