Entra em vigor o Myna Menkyo, a carteira de motorista integrada ao My Number
A partir desta segunda-feira (24) entra em vigor o Myna Menkyo, uma versão unificada da carteira de motorista com o cartão My Number. Com essa integração, os dados da carteira de motorista, como número da licença, validade e tipo de habilitação, serão armazenados no chip do cartão My Number, consolidando tudo em um único documento.
A unificação pode ser solicitada a qualquer momento, mesmo antes do vencimento da habilitação, na delegacia de polícia ou no centro de habilitação da jurisdição onde a pessoa mora, levando a carteira de motorista e o cartão My Number dentro do prazo de validade, mediante o pagamento de uma taxa de 1.500 ienes, noticiaram o Kuruma no News e a NHK.
É preciso lembrar que com uma Myna Menkyo, as datas de validade do cartão My Number e da carteira de habilitação são separadas, e ambas precisam ser renovadas.
A Agência Nacional de Polícia informou nesta segunda-feira que está convocando as pessoas cujos cartões My Number expirarão no outono, quando o sistema será aprimorado para que as informações da carteira de motorista sejam transferidas automaticamente, para primeiro renovar seus cartões My Number e depois passar pelo processo de obtenção de uma Myna Menkyo.
Em princípio, o pedido de licença exige uma reserva antecipada feita on-line ou por telefone, e a Agência Nacional de Polícia está convocando as pessoas cujos cartões My Number estão se aproximando da data de validade para “considerarem solicitar o procedimento de integração após renovar o cartão My Number”.
Outro ponto que merece atenção é que no caso de quem usa serviço de compartilhamento de carros (car sharing) ou precisará dirigir no exterior, ainda será necessário possuir a carteira de habilitação tradicional.
A Agência Nacional de Polícia informou também que uma falha foi encontrada em parte do aplicativo que os usuários usam para ler informações da carteira de motorista. O aplicativo para smartphone já foi corrigido, mas espera-se que leve vários dias para corrigir o aplicativo para PC.
Principais benefícios
–Processo de mudança de endereço ou nome simplificado: Atualmente, é necessário atualizar o endereço ou nome separadamente no cartão My Number (na prefeitura) e na carteira de motorista (na polícia). Com o Myna Menkyo, tudo pode ser resolvido em um único local (prefeitura), o que é especialmente vantajoso para quem muda com frequência entre diferentes províncias.
–Curso online para renovação da carteira: Condutores classificados como “motoristas exemplares” (carteira ouro) ou “motoristas comuns” (carteira azul) poderão fazer o curso de renovação online, no horário e local que preferirem, usando computador ou smartphone. No entanto, exames de visão e atualizações físicas da carteira ainda precisarão ser feitos na polícia ou no centro de habilitação.
–Renovação da carteira fora do endereço cadastrado: Hoje, apenas motoristas exemplares podem renovar a carteira fora do endereço cadastrado. Depois da mudança, tanto motoristas exemplares quanto comuns poderão renovar fora do endereço cadastrado, com o mesmo período de renovação (um mês antes ou depois do aniversário).
A unificação não é obrigatória. Os portadores de habilitação terão três opções:
-Devolver a carteira de motorista tradicional e manter apenas o Myna Menkyo.
-Manter tanto a carteira de motorista tradicional quanto o Myna Menkyo (ter dois documentos).
-Manter apenas a carteira de motorista tradicional.
A opção de manter apenas o Myna Menkyo é a mais econômica, com uma taxa de renovação de 2.100 ienes, enquanto a renovação com ambos os documentos custará 2.950 ienes, e apenas a carteira tradicional custará 2.850 ienes.
Dúvidas e esclarecimentos
Em caso de perda do Myna Menkyo:
-O cartão My Number pode ser reemitido em aproximadamente uma semana por meio do “sistema de emissão e entrega expressa” do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.
-Após a reemissão, o usuário deve levar o novo cartão a um centro de habilitação para registrar as informações da carteira de motorista no chip, processo que pode ser feito no mesmo dia.
-Como alternativa, é possível solicitar a reemissão da carteira de motorista tradicional no mesmo dia, sem precisar do Myna Menkyo, no centro de habilitação.
-Quem optar pelos dois documentos, pode usar a carteira de motorista comum enquanto solicita o novo Myna Menkyo.
-O processo de reemissão do Myna Menkyo pode levar algum tempo, já que envolve etapas tanto na prefeitura quanto na polícia.
Verificação da validade da carteira:
-O Myna Menkyo não exibe a data de validade da carteira de motorista impressa no documento. Para verificar a validade, é necessário usar um aplicativo de leitura do Myna Menkyo, disponível para smartphones e computadores.
-O aplicativo permite visualizar as informações armazenadas no chip, salvar uma imagem com o design tradicional da carteira de motorista e receber notificações sobre a proximidade da data de expiração.
-A leitura das informações no aplicativo exige a inserção de um código PIN de 4 dígitos, definido pelo usuário durante a emissão do Myna Menkyo.
-A renovação do Myna Menkyo obedece às mesmas regras da habilitação convencional em relação aos prazos e locais (delegacia de polícia para carteria ouro e centro de habilitação para azul).
Como será a fiscalização de trânsito com o Myna Menkyo:
-Durante uma blitz ou fiscalização, os policiais usarão dispositivos móveis já disponíveis para ler as informações da carteira de motorista diretamente do chip do Myna Menkyo.
-Diferente do aplicativo para usuários, os policiais não precisarão do código PIN para acessar as informações, evitando problemas caso o motorista esqueça o número.
Foto: Photo AC
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE