Domingo da Família reúne público de diferentes regiões da cidade na avenida das Esmeraldas
Adesão da população à proposta garante ambiente saudável de convívio e lazer
A quarta semana do Domingo da Família, realizado dia 23 de março, das 8h às 12h na avenida das Esmeraldas, surpreendeu novamente com adesão de moradores de diversas regiões da cidade.
O espaço se consolidou como ponto de encontro das famílias para lazer, prática de esportes e convívio social, abrangendo desde crianças, aos jovens e idosos. Além disso, o espaço é ideal para caminhadas temáticas, que já acontecem eventualmente, objetivando chamar a atenção da sociedade para o engajamento em causas importantes, seja da saúde, do social ou de outras áreas.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a ideia do Domingo da Família é que a sociedade ocupe o espaço das Esmeraldas. “Como acontece na avenida Paulista, em São Paulo. A Prefeitura interdita a via para os carros, e as pessoas têm o espaço para o convívio, diversão, lazer, com artistas podendo se apresentar livremente. Nesse início, temos levado atrações, queremos que as pessoas continuem indo aos domingos na avenida das Esmeraldas, que ocupem esse espaço público. A nossa ideia é que o Domingo da Família tome corpo com a própria comunidade, que seja um espaço e não um evento em si”, comentou o prefeito.
Além de brinquedos infláveis para as crianças, o Domingo da Família conta com a parceria das empresas Bild Incorporadora e Construtora Tack, que oferecem bicicletas, skates e patinetes para uso gratuito. A avenida conta ainda com food trucks (trailers com venda de lanches e bebidas).
Durante reunião nesta segunda-feira (24) com a participação das Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude; Cultura; Cidadania; Meio Ambiente e Serviços Públicos; Saúde; Gabinete; Diretoria de Divulgação e Comunicação; e Emdurb, foi feito balanço positivo dessas ações até o momento. “A avenida das Esmeraldas se transforma aos domingos, ganha vida. As pessoas saem de casa com as crianças, passeiam e ganham uma nova perspectiva de convívio social, com esporte, lazer e cultura”, avalia a diretora de Divulgação e Comunicação da Prefeitura de Marília, Ana Claudia Caetano Gimenez.
No próximo domingo (dia 30), haverá a caminhada da inclusão, a partir das 8h, para estimular o conhecimento da sociedade sobre a Síndrome de Down, incentivar a luta contra a discriminação e a participação ativa das pessoas com essa condição na comunidade. A caminhada é aberta também a outras condições e deficiências, unindo esforços para a visibilidade das lutas de visibilidade e inclusão.