Japão acaba com desconto de 30% nos pedágios em finais de semana prolongados
As concessionárias de rodovias expressas do Japão anunciaram uma mudança nas regras do desconto de 30% aplicado nos finais de semana.
A partir de abril, os fins de semana prolongados – quando há um feriado emendado com o sábado e o domingo – serão excluídos da medida, que tem como objetivo distribuir melhor o fluxo de veículos, informou a emissora NHK.
O desconto de 30% será mantido durante os finais de semana comuns e na madrugada (0h às 4h) dos dias úteis.
Atualmente, esse desconto é oferecido nos pedágios de rodovias fora das grandes cidades, para veículos com ETC (dispositivo eletrônico de pagamento), tornando as tarifas cerca de 30% mais baratas em comparação com os dias úteis.
O benefício vem sendo gradualmente reduzido desde que foi implementado em 2014, como forma de evitar congestionamentos excessivos.
Em abril de 2022, o desconto deixou de valer durante o Finados (Obon), Ano Novo e outros feriados prolongados.
Agora, com a exclusão dos finais de semana prolongados, as empresas afirmam que as mudanças anteriores já mostraram bons resultados na redução do tráfego, e que essa nova medida segue a mesma lógica.
Essa revisão faz parte de um plano do governo japonês contra o excesso de turistas (o chamado “over-tourism”) anunciado em 2023, e as concessionárias seguirão reavaliando o sistema de descontos para equilibrar o tráfego nas estradas.
Foto: iStockphoto
FONTE; ALTERNATIVA ON LINE