Janela Para o JapãoNotícias

Cerimônia assinala 80 anos do início da Batalha de Okinawa

Autoridades realizaram uma cerimônia memorial em Zamami, Okinawa, na quarta-feira (26), para assinalar 80 anos do início de batalhas em solo no local.

Forças dos Estados Unidos chegaram lá pela primeira vez em 1945. A cerimônia desta quarta-feira foi o primeiro memorial do tipo em 10 anos. Participantes lamentaram as vítimas e reafirmaram esforços em prol da paz.

Mais de 200 mil pessoas perderam a vida na Batalha de Okinawa, nos dias finais da Segunda Guerra Mundial. Cerca de um quarto da população da província foi dizimada.

Forças dos Estados Unidos chegaram à vila de Zamami, nas Ilhas Kerama, cerca de 40 quilômetros a oeste da ilha principal de Okinawa, em 26 de março de 1945. Em seguida, adentraram a maior ilha da província em 1º de abril.

Em meio ao tumulto dos combates, muitos residentes nas Ilhas Kerama tiraram a própria vida. A província estima que mais de 560 habitantes da ilha tenham morrido em suicídios em massa. Alguns teriam usado granadas de mão dadas a eles por soldados do extinto exército imperial japonês.

Suicídios em massa também ocorreram na ilha principal de Okinawa e na Ilha Iejima. Acredita-se que muitos tenham se matado porque foram ensinados na escola e pelos militares a fazer isso para evitar que fossem capturados como prisioneiros de guerra.

O desafio agora é passar adiante as memórias das batalhas às gerações futuras em meio ao envelhecimento dos sobreviventes.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *