Consumidores no Japão adotam pagamentos eletrônicos mais rápido do que o esperado
Consumidores no Japão vêm mudando para pagamentos cashless (transações financeiras sem uso de notas ou moedas) a uma taxa mais rápida do que o governo esperava.
Acredita-se que mais de 40% de todas as transações monetárias no ano passado tenham sido feitas por meio de cartões de crédito, dinheiro eletrônico e outros métodos que não exigem cédulas e moedas.
O Ministério da Economia diz que o número para 2023 foi de mais de ¥126 trilhões (mais de US$840 bilhões), representando cerca de 40% do volume total.
O número para 2024 será divulgado na próxima semana.
Entretanto é quase certo que o número excederá a meta do governo de 40% até junho de 2025.
O ministério atribui o ritmo estável da adoção a um aumento no número de restaurantes de pequeno e médio porte que aceitam pagamentos por código QR.
Os estabelecimentos pagam taxas relativamente baixas para os sistemas.
Um restaurante de carê com lojas principalmente em Tóquio parou de aceitar dinheiro em espécie há 3 anos, dizendo que as maiores vantagens são as transações mais rápidas e fáceis.
Até mesmo algumas empresas ferroviárias estão percebendo os benefícios.
Cinco operadoras privadas na região Kansai permitem que os passageiros passem pelos portões ao aproximar seus cartões de crédito.
Um especialista diz que se pagamentos digitais crescerem ainda mais, os consumidores vivenciarão não apenas vantagens econômicas, mas também maior conveniência.
FONTE: PORTAL MIE