GeralMarília

Carretas da Mamografia e de Empreendedorismo já atenderam mais de 500 pessoas entre exames e cursos

Diálogo e credibilidade do governo municipal trouxeram as carretas a Marília

As Carretas da Mamografia e de Empreendedorismo, que estão instaladas na avenida Sampaio Vidal, 220, esquina com a rua Álvares Cabral, em frente ao Complexo Cultural (antigo prédio da Biblioteca), já atenderam mais de 500 pessoas até quarta-feira (26).

Elas permanecerão em Marília até este sábado (29) – o atendimento teve início no último dia 17 em parceria da Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do projeto estadual Carretas SP por Todas.

Até a quarta-feira (26), as carretas atenderam 509 pessoas em Marília, sendo realizados 465 exames de mamografia e outras 44 pessoas que participaram ou ainda estão participando dos cursos profissionalizantes.

A Carreta da Mamografia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (50 exames por dia), e aos sábados, das 8h às 12h (25 exames). Mulheres entre 50 a 69 anos fazem o exame sem pedido médico; e as mulheres com menos de 49 anos e mais que 70 anos precisam apresentar o pedido médico para realizar a mamografia. Em ambos os casos, as mulheres devem levar documento oficial com foto e Cartão SUS.

“Está sendo muito positiva a vinda da carreta para nossa cidade. Temos tido adesão total em todos os dias e só tenho que agradecer ao Governo do Estado por mais essa parceria. Aproveito para convidar as mulheres que ainda não fizeram o exame para comparecer à carreta, pegar a senha e fazer a mamografia, que é o principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama, aumentando significativamente as possibilidades de cura”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

Já a Carreta de Empreendedorismo oferece cursos de qualificação profissional gratuita para mulheres em parceria com o Senac e com o Sebrae, com certificação e aulas práticas.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, ficou satisfeito com a adesão aos cursos. “Foi muito significativa e atendeu as nossas expectativas. Ainda temos curso em andamento, mas podemos antecipar que o saldo foi extremamente positivo, possibilitando que as marilienses iniciem os seus negócios ou que expandam, aumentando a autonomia econômica delas”.

Os cursos realizados na Carreta de Empreendedorismo, com certificação pelo Senac, foram: depilação facial com linha, design de sobrancelhas com correção em hena, técnica de escovação e noções básicas de corte de cabelo; e pelo Sebrae aconteceram os cursos: Desenvolvimento pessoal – Qualidade e inspiração; Começando um negócio de sucesso; Desenvolvimento pessoal – Trajetória e autoconhecimento; e Comece a planejar a formalização do seu negócio (que termina nesta quinta, dia 27, com aula das 18h às 22h).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *